Business

SuperBahia terá robô drone e deve movimentar cerca de R$ 300 milhões entre os dias 12 e 14 de julho

A maior feira de supermercados do Norte e Nordeste será realizada no Centro de Convenções

SuperBahia terá robô drone e deve movimentar cerca de R$ 300 milhões entre os dias 12 e 14 de julho
Da Redação

Da Redação

29/06/2022 8:54pm

Um robô-drone com um sistema capaz de identificar os produtos com maior saída das prateleiras e permitir a reposição mais rápida será uma das inovações tecnológicas apresentadas na 11ª edição da SuperBahia - Feira e Convenções Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores, que ocorrerá de 12 a 14 de julho, no Centro de Convenções de Salvador. 

O equipamento é o principal lançamento do evento, organizado pela Associação Bahiana de Supermercados (Abase). Com o tema “Conheça o Varejo do Futuro”, o evento reunirá mais de 100 expositores de todo o Brasil em uma área total de 4.216 m². A expectativa é gerar R$ 300 milhões em negócios, um aumento de 13,2% em relação à última edição, realizada em 2019, e reunir um público estimado em 15 mil pessoas.

Os avanços tecnológicos para o varejo de alimentos são realidade nos principais estabelecimentos do setor. Se, antes, seguir as últimas tendências do mercado era privilégio de poucos, hoje é uma questão de sobrevivência. De acordo com o superintendente da Abase, Mauro Rocha, o robô-drone será um aliado das redes de atacado e varejo sobre a preferência do consumidor. “Este equipamento utiliza um scanner, que faz a conferência do estoque de produtos de forma mais rápida e assertiva. Também serão apresentados vários sistemas de gerenciamento do cliente na loja (preferência de compras), venda online, software de gerenciamento de categoria (controle melhor do produto e da categoria), entre outros”, explica.

Alguns serviços, como o self checkout, app de compras e tela inteligentes, já estão presentes na maioria dos médios e grandes varejistas da capital baiana, cujo objetivo é melhorar a experiência do consumidor no estabelecimento, reduzindo o tempo de espera e garantindo descontos em determinados produtos. O superintendente da Abase acredita que a tecnologia é uma aliada na comunicação com o cliente. “A comunicação visual, como o layout das lojas e a iluminação de LED, além de um software de gestão eficaz, já tem muita tecnologia. O principal é o supermercadista se atualizar, fazer uso daquela que vai agregar mais valor ao seu negócio e ao consumidor”, esclarece Mauro Rocha.

Diversas empresas nacionais e internacionais marcarão presença nos três dias da feira, como Ambev, Heineken, Coca-Cola,Grupo Petrópolis, Seara Alimentos, Indústrias Maratá, Eletrofrio, GS1 Brasil, Ecoart Tecnologia, Coopeavi, Brasfrut Frutos, Dampel Indústria, Uau Inglesa, Rgis Brasil, Mais Frio Refrigeração, Nestlé, Sodexo, Dular, Frutecon, Agencia Argentina de Investimentos e Comercio Internacional, RPB S.A, Latifina S.A, Millan S.A, Docta Mills S.A, Metalurgica Kevin, Bodega Quietud, Bodega Horizonte Andino, Chaquepe, El Campo, Scard Administradora, M. Dias Branco, Concessionária Bravo Caminhões e Ônibus, entre outras. 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do site www.abase-ba.org.br ou pelo telefone (71) 3444-2888. Não será permitida a entrada de menores de 18 anos.