Acervo Pessoal
A Bahia é o meu estado, aqui nasci, estudei, me formei em engenharia, me especializei, e fiz toda minha carreira profissional. Devo a essa terra as oportunidades que me permitiram crescer, inicialmente no mundo corporativo, depois trocando o CPF pelo CNPJ e montando inicialmente a Winners Engenharia Financeira, minha primeira empresa em 1995.
Apesar de adorar viajar para conhecer culturas diferentes e de vários cursos no exterior, nunca quis deixar minhas raízes, morar ou trabalhar fora, sou apegado as minhas origens, a minha família, ao meu ciclo de relação pessoal e aos lugares que frequento. Apaixonado pelo Vitoria, tive a oportunidade durante 9 anos, 2007 a 2015, de exercer de forma pro Bono, os cargos de vice-presidente financeiro e presidente do Clube, um desafio enorme pois não basta acertar na gestão, a bola também tem que entrar, enquanto lidamos com milhões de consumidores exigentes, que são os torcedores apaixonados. Como não ser grato a um estado que me permitiu realizar o sonho de presidir o meu Clube do coração?
Em 2018 criamos, o que caminha para ser, um divisor de aguas na história das comunidades empresariais do estado, o grupo Business Bahia. Incialmente apenas mais um grupo de WhatsApp, hoje um movimento com voz e respeitabilidade, que agrega 270 membros, com sinergia e engajamento, uma mudança de conceito, disruptivo, transversal, onde diversos segmentos se encontram para debater os caminhos do desenvolvimento local. Em 2020 o Business Bahia lançou a campanha e o Selo Made in Bahia, a mais bem-sucedida campanha de valorização dos produtos e serviços baianos da história recente da economia baiana. O sucesso foi tão grandioso que esse Selo virou lei, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado. Para coroar esses sete anos de sucesso, em junho/25 através de uma joint venture com a Vex Capital em São Paulo, criamos a Vex Business Bahia Capital, a 1ª Boutique de Negócios com o Selo Made in Bahia, para atrairmos recursos do Brasil para nosso estado.
Contei essa breve história dos últimos 30 anos de minha vida, para concluir que não acredito em sucesso se ele não vier acompanhado de proposito e legado. Tenho essa missão, devolver a Bahia, tudo que ela me proporcionou, e essa oportunidade surgiu com uma provocação de Tuca da Zum Brazil e Eduardo Mariano da Zoom Imagem, antes membros do Business Bahia, hoje amigos fraternos, que me trouxeram o desafio de realizarmos, em conjunto, uma grande feira de negócios. Surgiu então o Summit Made in Bahia, uma celebração da economia baiana, multisetorial, cuja primeira edição que aconteceu no ano passado no Armazém Convention foi um sucesso retumbante e coroou essa parceria tão exitosa, confirmando nossa sinergia de propósitos.
Esse ano o Summit Made in Bahia, com abertura do prefeito Bruno Reis, acontecera no Centro de Convenções nos dias 05 e 06/11, e certamente será um sucesso ainda maior. Serão dezenas de líderes e gestores públicos e privados que debaterão temas como: Mercado de Capitais e Credito, Infraestrutura, Educação, Fake News, Turismo e Desenvolvimento Econômico. Além disso teremos quatro palestras magnas, sobre Indústria com Ricardo Alban, presidente da poderosa CNI, Economia com Caio Megale, economista chefe da XP, Política com Eduardo Oinegue, ancora do jornal nacional da Band e Transformação Digital com Andrea Iorio, palestrante internacional.
Com conteúdos relevantes, mais de cem marcas confirmadas, ampla divulgação da mídia local e apoio tanto do governo do estado quanto da prefeitura de Salvador, essa 2ª edição consolida nosso evento como o mais importante encontro multisetorial do estado e confirma que pessoas e empresas quando se unem em prol de um objetivo comum com dedicação, lealdade, ética, criatividade e parceria podem fazer realmente entregas maravilhosas, e o Summit Made in Bahia é a prova disso.
Carlos Sergio Falcão – engenheiro civil, pos graduado em engenharia econômica, MBA em gestão e negócios, fundador da Winners Engenharia Financeira e presidente do Business Bahia.