Business

Segundo dia do Summit de Negócios Made in Bahia reúne lideranças e impulsiona debates sobre o futuro econômico do estado

Segundo dia do Summit de Negócios Made in Bahia reúne lideranças e impulsiona debates sobre o futuro econômico do estado
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

07/11/2025 7:40pm

Fotos: Semente Films

A 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia chegou ao seu segundo e último dia nesta quinta-feira (6), consolidando-se como o principal encontro multissetorial do estado. Realizado pelo Grupo Business Bahia, Zoom Imagem, LIDE Bahia e Zum Brazil Eventos, o evento reuniu mais de 6 mil participantes, 100 marcas e 30 palestrantes e painelistas no Centro de Convenções Salvador, nos dias 5 e 6 de novembro. A programação trouxe debates sobre economia, comunicação, infraestrutura, educação e inovação, com a presença de grandes nomes do cenário nacional e local.

O dia começou com a palestra “As lições que a história política brasileira nos dá para entender os cenários que se avizinham”, ministrada pelo jornalista e âncora do Jornal da Band, Eduardo Oinegue. Em sua fala, Oinegue analisou o comportamento político brasileiro e seus impactos diretos na economia e nos negócios, destacando a importância da participação ativa dos empresários na construção de um ambiente democrático e estável. “Temos uma responsabilidade com nossos negócios e comunidade. O que acontece ‘lá em cima’ nos afeta diretamente, e ignorar isso é abrir mão do nosso papel como cidadãos”, pontuou.

Em seguida, o painel “A força e a importância da comunicação e as ações necessárias contra as fake news” reuniu Paulo Itabaiana (Grupo Record), Luiz Lasserre (Grupo A TARDE), Ana Raquel Copetti (Rede Bahia) e Diego Amorim (Novabrasil), com Leonardo César (Eletromidia) na mediação. O grupo discutiu os desafios da desinformação e a necessidade de integrar tecnologia e jornalismo para fortalecer a credibilidade e o acesso a informações de qualidade.

O economista-chefe da XP Investimentos, Caio Megale, foi um dos destaques do dia com a palestra “A economia do Brasil: perspectivas, competitividade e desafios frente à geopolítica mundial”. Ele analisou os impactos da guerra tarifária global e dos desequilíbrios fiscais dos Estados Unidos, além de apontar as oportunidades para o Brasil diante da alta do consumo e do fortalecimento do mercado de trabalho. “O mundo quer investir no Brasil, mas precisamos ajustar gastos e equilibrar o orçamento para sustentar a competitividade e a prosperidade”, afirmou.

Fechando a programação de painéis, o economista e escritor Andrea Iorio, referência internacional em inovação e transformação digital, apresentou “O futuro dos negócios na era da inteligência artificial”. O palestrante destacou a necessidade de adaptação e aprendizado contínuo diante das novas tecnologias. “A IA não veio para nos substituir, mas para nos devolver tempo e potencializar nossa criatividade e estratégia”, explicou.

Um dos momentos mais aguardados da programação foi o painel da Arena Invest, que discutiu o tema “Bahia Competitiva – Segurança jurídica e infraestrutura como pilares para transformar o agronegócio e a mineração em motores da nova indústria de base baiana”. O debate contou com a participação de Guilherme Moura (FAEB), Roberto Zitelmann (Intermarítima) e Kiran Morzaria (Cadence Minerals Plc), abordando caminhos para fortalecer a infraestrutura e atrair investimentos sustentáveis ao estado.

Entre os destaques do encerramento, o público também acompanhou o lançamento do Camarote Brown 2026, idealizado por Carlinhos Brown, Zum Brazil Eventos e Lícia Fábio. O cantor apresentou ao público o conceito do espaço, que será inspirado no samba de roda e no Recôncavo Baiano, unindo música, arte, gastronomia e sustentabilidade. A apresentação de Brown encerrou o evento em clima de celebração, energia e pertencimento.

Para Tuca Zamaroni, CEO da Zum Brazil Eventos, o sucesso da segunda edição confirma a relevância do Summit como plataforma de conexões e desenvolvimento. “Faltava na Bahia um evento que reunisse tantos setores, com curadoria de alto nível e oportunidades reais de negócios. O Summit veio para preencher esse espaço e fortalecer o ambiente empresarial baiano”, afirmou.