Business

FIEB recebe delegação chinesa interessada em investir no setor energético baiano

FIEB recebe delegação chinesa interessada em investir no setor energético baiano
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

07/11/2025 3:20pm

Foto: Antônio Cavalcante/Coperphoto/Sistema FIEB

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) recebeu, nesta quinta-feira (6), uma delegação da Guangzhou Development Group, empresa estatal chinesa com atuação integrada em energia verde e de baixo carbono. O encontro teve como objetivo apresentar as potencialidades da Bahia e identificar oportunidades de cooperação e investimentos na área de energias renováveis.

Durante a visita, o grupo conheceu o ambiente de negócios da Bahia e o papel do Sistema FIEB na promoção do desenvolvimento industrial sustentável. De acordo com o superintendente da FIEB, Vladson Menezes, a reunião foi produtiva e marcou o início de um diálogo promissor com os investidores. 

“Eles vieram entender o nosso ambiente e as nossas potencialidades para analisar possíveis alternativas de investimento. Mostramos que a Bahia é o maior produtor de energia eólica do país e o segundo em energia solar, além de ter grande potencial em bioenergia. Eles demonstraram interesse e fizeram muitas perguntas sobre custos, regulação e limites ao investimento estrangeiro”, destacou Menezes.

Após o encontro na sede da FIEB, os executivos participaram de uma reunião técnica no SENAI Cimatec, onde conheceram projetos e tecnologias voltadas à transição energética, inovação industrial e sustentabilidade. A agenda foi concluída com uma visita ao Governo do Estado, acompanhada pela equipe da FIEB, para aprofundar o diálogo sobre parcerias e cooperação estratégica.

A Guangzhou Development Group é subsidiária da Guangzhou Industrial Investment Holdings e atua nos segmentos de geração de energia (carvão, gás, eólica e solar), armazenamento e logística de energia, além de novas energias e serviços financeiros. A estatal está presente em 26 províncias da China e em 11 países, contando com 185 subsidiárias e mais de 6,2 mil colaboradores.