Business

SDE e ACB discutem atualização da Política Estadual de Comércio e Serviços

SDE e ACB discutem atualização da Política Estadual de Comércio e Serviços
Da Redação

Da Redação

23/08/2025 9:00pm

Foto: Ascom SDE / GOVBA

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE) participou, nesta quinta-feira (21), da 1ª Sessão da Reunião da Diretoria Plenária da Associação Comercial da Bahia (ACB), realizada na sede da entidade. O encontro marcou o início das discussões sobre a atualização da Política Estadual de Comércio e Serviços, coordenada pela SDE em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O secretário Angelo Almeida destacou a relevância do setor para a economia estadual e defendeu o protagonismo das entidades representativas na construção da política. “O comércio e os serviços são fundamentais para a economia baiana. O Governo da Bahia, liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues, está dando um passo importante ao iniciar a atualização da política estadual, que está em fase de licitação. Queremos construir, junto com a sociedade e as entidades, diretrizes que fortaleçam a competitividade, gerem oportunidades e ampliem os empregos no estado”, afirmou.

A presidente da ACB, Isabela Suarez, agradeceu a presença do gestor em sua primeira reunião plenária à frente da entidade e ressaltou a importância de levar o debate à associação. Entre os pontos sugeridos pelos associados estão capacitação, alfabetização digital e facilidade de acesso a crédito como instrumentos de política pública para dinamizar os negócios.

A atualização da política é realizada pela SDE em cooperação com a Secretaria do Planejamento (SEPLAN) e apoio técnico do PNUD. O processo integra o Projeto BRA/16/011, vinculado ao Plano de Desenvolvimento Integrado Bahia 2050, e prevê a entrega, em até 160 dias, de seis produtos, incluindo o diagnóstico da situação atual; análises setoriais e regionais; e propostas para modernizar, desconcentrar geograficamente e ampliar a atuação do comércio e dos serviços na economia baiana.

A iniciativa também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com destaque para os eixos de trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8), inovação e infraestrutura (ODS 9), redução das desigualdades (ODS 10) e parcerias para o desenvolvimento (ODS 17).