Fotos: Feijão Almeida / GOVBA
Foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (27), no Centro de Convenções Salvador, a INDEX 2025 – Feira da Indústria da Bahia, considerada o maior evento do setor no estado. A solenidade contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, autoridades e lideranças empresariais de todo o Brasil. A programação segue até o dia 29 de agosto, reunindo mais de 200 expositores e expectativa de 30 mil visitantes em um ambiente estratégico para negócios, capacitação, inovação e desenvolvimento industrial.
Em um cenário de crescimento para o setor, os organizadores destacaram que a indústria representa 25% do PIB da Bahia, movimenta R$ 76,5 bilhões por ano, reúne mais de 22 mil estabelecimentos e gera 463 mil empregos diretos. Durante a abertura, o governador visitou estandes e ressaltou a relevância do segmento para a economia e o futuro sustentável do estado. “Estamos trabalhando para fazer da Bahia um polo industrial ainda mais forte e inovador, sem perder de vista o compromisso com o social e o meio ambiente”, afirmou.
A feira é uma realização da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) em parceria com o Sebrae Bahia, contando com apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo (Setur-BA) e Desenvolvimento Econômico (SDE), além do patrocínio da Bahiagás, Desenbahia e CBPM. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, a INDEX é mais do que uma feira, mas um “ecossistema de inovação e conexões” que impulsiona novos investimentos e oportunidades para empresas de todos os portes.
A programação inclui palestras, workshops, rodada de negócios, espaço gastronômico, passarela de moda, salão de beleza, palco 360° e fóruns sobre temas estratégicos como reforma tributária, política industrial, inovação, transição energética e sustentabilidade. Em destaque, os debates sobre práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), alinhados à preparação para a COP 30 e ao papel da indústria frente às mudanças climáticas.
Para o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, a INDEX 2025 consolida-se como vitrine da diversidade e da força produtiva baiana. “É uma oportunidade da Bahia conhecer a indústria da Bahia e expandir mercados, conectando comércio e indústria locais e regionais em um ambiente favorável ao crescimento econômico”, destacou.
