Business

Do carnaval ao mercado de vinhos: a trajetória que virou referência nacional

Do carnaval ao mercado de vinhos: a trajetória que virou referência nacional
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

23/11/2025 1:00pm

📷 Arquivo pessoal 


Sou Marcos Gordilho empresário baiano, CEO da Empório Casa Dez, uma das maiores distribuidoras de bebidas do Norte/Nordeste. Tive uma passagem frustrante por uma grande multinacional — bastaram 24 horas. Daí busquei trabalhar no restaurante do meu pai para enxergar ali o início de algo muito maior. O restaurante ficava na Praça Tereza Batista, no Pelourinho, onde aconteciam diversos shows de artistas que hoje são referência nacional — muitos iniciaram suas carreiras ali.

Foi durante esse período que recebi um convite de um amigo para administrar o carro de apoio de seu bloco, que na época era o Nu Outro. O que parecia apenas um trabalho pontual acabou se transformando no surgimento de um novo conceito para consumo de bebidas em eventos. No primeiro ano, já criamos os ambulantes que circulavam dentro do bloco e, na sequência, evoluímos para os carrinhos chamados de “alcoolmóvel” — até hoje considerada uma das melhores inovações em comodidade e consumo de bebidas dentro de um bloco de carnaval.

Naquela época, tudo era vendido em fichas gráficas. Percebendo essa limitação, buscamos uma solução que revolucionou nacionalmente o processo: desenvolvemos um sistema de vendas de fichas que hoje é amplamente utilizado em eventos no Brasil inteiro.

Com o tempo, expandimos nossa atuação para outros estados e continuamos inovando para garantir a melhor experiência ao consumidor. Mas em 2020 enfrentamos outro grande desafio: a pandemia.

Com muita rapidez, agilidade e o apoio fundamental da minha família, consegui perceber ainda naquele período o enorme aumento do consumo de vinhos — e esse se tornou nosso principal foco. Esse movimento se tornou muito maior do que imaginávamos. O vinho ganhou força na cidade, criamos conexões profundas com produtores e vinícolas e passamos a atuar também no varejo especializado.

Paralelamente, lançamos uma feira de vinhos que já está em sua quinta edição, reunindo mais de 700 pessoas apaixonadas pela bebida, ampliando horizontes e aproximando público, produtores e experiências.

Hoje somos representantes oficiais das maiores multinacionais de bebidas e fazemos parte de dois seleto grupos de importadores de vinho. Atualmente, somos reconhecidos como uma das principais portas de entrada do mundo do vinho no Nordeste e como uma das maiores referências do setor no Brasil e no exterior.

Nada disso teria acontecido sem criatividade, coragem, resiliência e a crença inabalável de que é possível transformar crises em oportunidades e oportunidades em legado.