A nobreza de servir: liderança que transforma e o sucesso medido pelo bem que se faz.
📷 Acervo Pessoal Por Maraivan Gonçalves Rocha OAB-BA 4678 Do semiárido à capital, esta é a travessia de um jovem do interior em busca do conh...
Mario Bruni - Engenheiro Eletricista com MBA e diferentes cursos de gestão , marketing e vendas, profissional da aviação comercial e turismo , fala quatro idiomas e ama viajar
Foto: Acervo Pessoal
Nasci, fui criado e educado em São Paulo, por meus pais italianos, que chegaram ao Brasil em 1958, com meus dois irmãos nascidos na Itália. Sou o terceiro filho de cinco, o primeiro brasileiro, mas a exemplo dos meus irmãos mais novos, com dupla cidadania.
Tive uma linda infância ao lado dos meus irmãos, pais e amigos, naquela espetacular época, que se brincava com pião, bolinhas de gude, andava-se de bicicleta por todos os lados, carrinho de rolimã, empinava-se pipas pelas ruas e praças, íamos aos bailes de bairro, sem perigo algum, enfim, uma época de ouro, que me deu base e ajudou a moldar meu caráter.
Aos quatorze anos de idade, comecei a trabalhar como office-boy da antiga empresa aérea Cruzeiro do Sul, que foi comprada pela também antiga e saudosa VARIG. Foram vinte e nove anos de trabalho no total entre as duas empresas, que foram as maiores escolas da minha vida, depois dos ensinamentos dos meus pais, Luciano e Italia Bruni.
Quis começar a trabalhar cedo, queria viajar, conhecer o mundo e em especial, minha família italiana espalhada por diferentes países como os Estados Unidos, Itália, África do Sul e Austrália.
Com dezessete anos de idade, comecei a viajar ao exterior, através da VARIG e empresas congêneres, pois como funcionário de uma empresa aérea, tinha como benefício, a utilização de bilhetes aéreos.
Como era maravilhoso, poder ir a Nova York e de lá a New Jersey, visitar minha avó paterna, três, quatro vezes ao ano.
Peguei o gosto por aviões, aeroportos, comida de avião, diferentes idiomas, culturas, enfim, peguei o gosto por viagens.
Desde criança queria ser e me formei engenheiro eletricista, depois fiz um MBA, entretanto o gosto pelas viagens e descobrir o mundo, falaram mais alto e pouco a pouco fui me moldando, aprendendo e crescendo na área de vendas, comercial e administração geral e com isso fiz carreira na VARIG, passando por diferentes funções e filiais no Brasil e no mundo, quando enfim a VARIG terminou suas operações em 2006, eu era o Diretor Geral para a Europa, Oriente Médio e África do Sul, vivendo e trabalhando na cosmopolita e divina cidade de Londres.
Durante o período que trabalhei na VARIG no exterior, nos países Chile, Portugal e Inglaterra, fiz cursos de idiomas no Canadá e na Inglaterra, fiz diferentes cursos na área de gestão de empresas e organizava vários encontros bilaterais comerciais, como gestor e uma das missões da VARIG, que era promover e fomentar os laços culturais e comerciais dos diferentes países com o Brasil, além de divulgar o nosso país nas mais importantes feiras de turismo e negócios que ocorrem até hoje em Buenos Aires, Lisboa, Madrid, Milão, Berlim e em eventos internacionais, como nenhum órgão estadual ou federal brasileiro divulgou o Brasil e isso para a VARIG e para todos que participaram dela, era um grande orgulho, era mais do que simplesmente transportar pessoas e cargas entre diferentes países e continentes. Era divulgar o Brasil e sua gente através de uma das marcas mais famosas e respeitadas do Brasil, uma cia aérea que brilhava nos céus do mundo e que foi considerada por décadas, uma das melhores cia aérea. Nesse meu andar pelo mundo, fiz o que mais gostava, que era conhecer gente de diferentes países, idiomas e culturas, era representar o Brasil via uma empresa de ponta, que deixou muitas saudades a milhões de brasileiros, mas que para mim, deixou marcas profundas na alma e coração.
Foi uma linda história e trajetória profissional e pessoal, que tive o prazer de viver. Tive também pela liderança que exercia, a oportunidade de ser presidente de diferentes entidades de classe por onde passei, o que me fazia crescer intelectualmente e profissionalmente pelas novas experiências e vivências, além de me aproximar ainda mais das comunidades locais onde me receberam tão bem, para viver e trabalhar, era uma forma de retribuir com trabalho voluntário, o carinho e respeito que me receberam, assim como receberam a minha família.
Fui presidente da ABTA Associação Baiana de Transportadores Aéreos, Presidente da ADVB Bahia- Associação dos dirigentes de Vendas e Marketing , também Presidente do Salvador Convention And Visitors Bureau, já no Chile, fui Presidente da Camara de Comércio Chileno- Brasileira, em Lisboa fui Presidente da RENA, Representantes de Empresas de Navegação Aérea e em Londres, fui Diretor da ABS Anglo Brazilian Society.
Entre viagens a trabalho e férias, tive a possibilidade de conhecer, visitar 89 diferentes países nos cinco continentes e muitas destas viagens, com minha querida esposa Christiane, companheira de uma vida e nossas filhas amadas, Raffaela e Marcella, que também amam viajar, as quais citam as melhores viagens que realizaram, à África do Sul, Cingapura com Dubai, uma viagem de navio pelo Caribe Americano e uma viagem ao Marrocos.
Essas viagens e contatos me proporcionaram um extenso Networking e expertise em viagens, que foram a base e o incentivo que precisei, quando retornei ao Brasil, depois do encerramento das operações da VARIG, há dezoito anos atrás, para começar meu próprio negócio que é uma operadora de turismo, onde tenho a alegria de já ter enviado milhares de pessoas para viajar pelo Brasil e pelo mundo.
Nesta trajetória, erros e grandes dificuldades também ocorreram e ocorrem, com os quais aprendo, reflito para corrigir a rota, sem nunca deixar de assumir as responsabilidades, mas na certeza, que estamos sempre caminhando para frente, baseados na ética, transparência, responsabilidade e profissionalismo.
Agradeço a todas as pessoas com que tive a felicidade de encontrar pelos caminhos da vida e que me ajudaram de diferentes formas, a me fazer crescer e a ser um ser humano melhor. Foram muitos os mentores diretos e indiretos, que sempre tentei ver neles, o melhor que poderiam oferecer de ensinamentos e virtudes e que esses ensinamentos estão enraizados no profissional e ser humano que sou e me ajudando a melhorar dia a dia.
Obrigado a Let's Go por esta oportunidade de me fazer lembrar o muito que já fiz e mais que isto, o muito que ainda posso e farei.
📷 Acervo Pessoal Por Maraivan Gonçalves Rocha OAB-BA 4678 Do semiárido à capital, esta é a travessia de um jovem do interior em busca do conh...
📷 Grupo Business Bahia Business Bahia recebe o senador Ângelo Coronel em almoço especial marcado por anúncios, conquistas e a força do movimento Made in...
Fotos: Aquarela Films O LIDE Bahia reuniu empresários, políticos e autoridades na noite desta quarta-feira (10), no The Latvian, para o tradicional jantar de e...