Business

Concurso Melhor Pão Francês da Bahia chega à final durante a INDEX

Em 2024, o setor de panificação movimentou R$ 153,3 bilhões e gerou mais de 900 mil empregos

Concurso Melhor Pão Francês da Bahia chega à final durante a INDEX
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

18/08/2025 6:43pm

Foto: Dario G. Neto para Ml Comunicação

O pão francês mais saboroso da Bahia será conhecido no dia 28 de agosto, às 19h, durante a INDEX – maior evento da indústria da Bahia. A grande final do Concurso Melhor Pão Francês da Bahia, realizado pelo Sebrae, marca a 2ª edição da premiação, que este ano contou com 1.250 inscrições em 87 municípios baianos.

O objetivo da disputa vai além de coroar o melhor pão. A iniciativa busca elevar a qualidade da produção, aumentar o fluxo de clientes e o tíquete médio nas padarias, fortalecer a lucratividade com melhor gestão de custos e incentivar o treinamento e a fidelização da clientela.

Segundo Tércio Calmon, coordenador de Indústria do Sebrae Bahia, o concurso é uma estratégia de dinamização econômica que impacta toda a cadeia produtiva. “Mais do que um simples alimento, pão é tradição e é negócio, mobilizando do campo ao comércio e à indústria. A rede de panificação é sustentada em sua maior parte por micro e pequenos negócios, aqueles mais próximos do consumidor final. A premiação é um incentivo a quem diariamente se dedica a esse ofício”, destaca.

Como serão avaliados os pães

Os finalistas serão analisados com base na norma ABNT NBR 16.170, que estabelece padrões de qualidade do produto. Os critérios incluem:

  • Crosta: crocante e de cor dourada.
  • Miolo: macio, com alvéolos uniformes e bem distribuídos.
  • Sabor: equilibrado e agradável.
  • Textura: leve e aerada.

O peso do setor na economia

Em 2024, a panificação brasileira movimentou R$ 153,3 bilhões, gerou mais de 900 mil empregos diretos e registrou crescimento de 17,3% no número de empresas, segundo dados do Sebrae Bahia.

Parcerias e realização

O Concurso Melhor Pão Francês da Bahia é realizado pelo Sebrae Bahia, com apoio do SIPACEB (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia), do SINDPAD (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia), além das empresas Adinor, Bunge, J. Macêdo e Prática.

A INDEX é uma realização da FIEB e do Sebrae Bahia, com produção da Bahia Eventos.