Da Bahia para o Mundo: A Jornada Internacional de um Empreendedor Baiano
Coluna Business Bahia Comecei minhas atividades aqui no nosso estado, mas sempre tive uma visão que ia além das fronteiras brasileiras. A Bahia me ensinou...
Em 2024, o setor de panificação movimentou R$ 153,3 bilhões e gerou mais de 900 mil empregos
Foto: Dario G. Neto para Ml Comunicação
O pão francês mais saboroso da Bahia será conhecido no dia 28 de agosto, às 19h, durante a INDEX – maior evento da indústria da Bahia. A grande final do Concurso Melhor Pão Francês da Bahia, realizado pelo Sebrae, marca a 2ª edição da premiação, que este ano contou com 1.250 inscrições em 87 municípios baianos.
O objetivo da disputa vai além de coroar o melhor pão. A iniciativa busca elevar a qualidade da produção, aumentar o fluxo de clientes e o tíquete médio nas padarias, fortalecer a lucratividade com melhor gestão de custos e incentivar o treinamento e a fidelização da clientela.
Segundo Tércio Calmon, coordenador de Indústria do Sebrae Bahia, o concurso é uma estratégia de dinamização econômica que impacta toda a cadeia produtiva. “Mais do que um simples alimento, pão é tradição e é negócio, mobilizando do campo ao comércio e à indústria. A rede de panificação é sustentada em sua maior parte por micro e pequenos negócios, aqueles mais próximos do consumidor final. A premiação é um incentivo a quem diariamente se dedica a esse ofício”, destaca.
Como serão avaliados os pães
Os finalistas serão analisados com base na norma ABNT NBR 16.170, que estabelece padrões de qualidade do produto. Os critérios incluem:
O peso do setor na economia
Em 2024, a panificação brasileira movimentou R$ 153,3 bilhões, gerou mais de 900 mil empregos diretos e registrou crescimento de 17,3% no número de empresas, segundo dados do Sebrae Bahia.
Parcerias e realização
O Concurso Melhor Pão Francês da Bahia é realizado pelo Sebrae Bahia, com apoio do SIPACEB (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia), do SINDPAD (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia), além das empresas Adinor, Bunge, J. Macêdo e Prática.
A INDEX é uma realização da FIEB e do Sebrae Bahia, com produção da Bahia Eventos.
Coluna Business Bahia Comecei minhas atividades aqui no nosso estado, mas sempre tive uma visão que ia além das fronteiras brasileiras. A Bahia me ensinou...
Fotos: Zoom Imagem BR O Festival Élan 2025, promovido pelos Amigos do Mercado, anunciou nesta semana os finalistas e vencedores de sua quinta edição, que regis...
Foto: Ícaro Cerqueira O presidente da Intermarítima Portos e Logística, Roberto Zitelmann, defendeu nesta quinta-feira (14) a necessidade de uma reestruturação...