Business

Coca-Cola nomeia brasileiro Henrique Braun como novo CEO

Coca-Cola nomeia brasileiro Henrique Braun como novo CEO
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

11/12/2025 3:30pm

Foto: Divulgação / Coca-Cola

A Coca-Cola anunciou nesta quarta-feira (10) a nomeação do brasileiro Henrique Braun como seu novo presidente-executivo, em substituição a James Quincey, em meio aos esforços da indústria de alimentos e bebidas para se adaptar ao consumidor que busca opções mais saudáveis e acessíveis.

O desempenho do portfólio de bebidas sem açúcar e das linhas premium, como o leite Fairlife, tem ajudado a manter a Coca-Cola em posição competitiva mesmo diante de um cenário de consumo instável — realidade que tem afetado de forma mais intensa rivais como a PepsiCo.

Tanto Quincey quanto Braun ingressaram na empresa em 1996 e ocuparam diversos cargos de liderança global. Aos 57 anos, Braun assume oficialmente o comando da gigante de bebidas em 31 de março.

Com quase três décadas de atuação na Coca-Cola, o executivo já esteve à frente das operações da companhia na China e Coreia, no Brasil e na América Latina. Em janeiro deste ano, foi nomeado diretor de operações (COO), acumulando experiência em cadeia de suprimentos, desenvolvimento de novos negócios e operações de engarrafamento.

“Vou me concentrar em dar continuidade ao impulso que construímos com nosso sistema. Trabalharemos para desbloquear o crescimento futuro em parceria com nossos engarrafadores”, afirmou Braun, em comunicado.

Desde que James Quincey, 60, assumiu o comando da companhia, em maio de 2017, o preço das ações da Coca-Cola acumulou alta de quase 63%. Ele liderou a empresa em um período marcado pela expansão das linhas sem açúcar e de baixas calorias, além da diversificação do portfólio com produtos como leite, água com gás, café e bebidas energéticas, impulsionada por aquisições.

“Quincey estabeleceu um padrão elevado. Os investidores podem esperar que o novo presidente-executivo continue a renovar o portfólio de marcas”, destacou Kimberly Forrest, diretora de investimentos da Bokeh Capital Partners.