Business

5 lições de grandes marcas para você aplicar na sua carreira

5 lições de grandes marcas para você aplicar na sua carreira
Da Redação

Da Redação

10/05/2021 1:30pm

Com tanta concorrência, pode ser difícil se diferenciar.  Não importa, você pode estar procurando por um emprego, aumentando sua rede de contatos ou construindo uma carreira: provavelmente você deseja ser lembrado. As grandes marcas do mercado descobriram como chamar atenção e se destacar no mundo dos negócios – e isso é algo que podemos aprender com o marketing para alavancar o nosso próprio sucesso. 

A atenção é um dos recursos mais escassos atualmente. Então, como  ganhar isso em meio a tanto barulho? Uma nova pesquisa da Duke University descobriu que grandes marcas são tão convincentes que podem influenciar até mesmo na felicidade de um casamento. Assim, podemos aprender com essas empresas como criar uma conexão emocional tão significativa. 

A credibilidade também é um ponto crítico. Uma pesquisa na Universidade de Bonn descobriu que quando as pessoas pensavam que um vinho era caro, elas o classificavam significativamente melhor do que quando pensavam que o preço era mais baixo. Podemos aprender algo com isso também: quando os outros notam o seu valor, é mais provável que se lembrem de você e o selecionem para todos os tipos de oportunidades.

Seu sucesso será baseado em relacionamentos autênticos e interações significativas. Ser você mesmo, agregar valor real e ser alguém que os outros querem estar por perto, tudo isso faz parte da magia. Não existe uma fórmula pronta para a marca pessoal, mas sim uma mentalidade de valorizar os outros, investir em relacionamentos e dar o melhor de si. Esta é a abordagem que, em última análise, irá diferenciá-lo e captar atenção positiva.


Então, como a marca e as percepções de valor influenciam em como você desenvolve sua marca pessoal e constrói sua carreira? Veja cinco maneiras de realizar ações importantes:


1.Seja gravitacional

Primeiro, crie conexões emocionais e harmônicas. Uma das principais habilidades para o futuro do trabalho será a capacidade de construir relacionamentos mais profundos rapidamente, muitas vezes por meio do ambiente virtual. Seja alguém que os outros querem ter por perto, se mostrando otimista e enérgico. A positividade é magnética: queremos estar perto de pessoas que criam uma vibração boa.

Ouça os colegas, sintonize-se e invista tempo para aprender sobre eles. Ironicamente, construir sua marca tem menos a ver com você do que com os outros. Demonstre humildade e evite arrogância. Seja gravitacional e apoie genuinamente o grupo. A pesquisa mostra que as pessoas selecionam empresas com base no quanto elas contribuem para as comunidades e para causas sociais. A marca pessoal também é assim. Não é tudo sobre você – é também sobre como você se relaciona com os outros e se preocupa com eles.


2. Seja corajoso

Às vezes, a exposição pode ser algo difícil. Entretanto, a eficácia da marca pessoal exige que você se manifeste, tome uma posição e siga em frente com confiança. As empresas de maior sucesso são memoráveis porque se apresentam com entusiasmo. Para as pessoas, a frase “finja até conseguir” é muito adequada. Você pode não ter tudo planejado e nem sempre se sentir seguro, mas pode manter o ritmo e aprender conforme avança. Preocupe-se menos com a perfeição e concentre-se em fazer progresso.

As melhores oportunidades surgem em áreas que você ainda não conhece, portanto, fique aberto a possibilidades e novos aprendizados. Aceite o novo emprego antes de ter certeza de que está pronto. Pule para o projeto para o qual você está principalmente – mas não totalmente – preparado e saiba que pode desenvolver suas habilidades conforme avança. Considere o ditado: “Fazer um papel pequeno não serve ao mundo”. Dê um passo à frente.


3. Seja autêntico

Em um painel de mulheres poderosas e bem-sucedidas, cada uma das quatro foi convidada a dar conselhos sobre a vida profissional. Todas recomendaram que, para avançar na carreira, você deve ser você mesmo. Como disse Oscar Wilde: “Seja você mesmo, todo mundo já está comprometido”. Existe um equilíbrio, é claro. Aprenda com os outros e procure imitar o que você admira nas pessoas ao seu redor. Mas também certifique-se de que você é autenticamente você. As pessoas reconhecerão uma fraude. Algumas marcas podem ter sucesso como imitações, mas, em geral, as pessoas querem a coisa real. Em nossos relacionamentos, somos mais atraídos por aqueles que são totalmente (e assumidamente) eles mesmos.

Além disso, quando as marcas são mais bem-sucedidas, elas se diferenciam das demais. Você compra um carro de luxo principalmente pela experiência de ponta que ele oferece, embora também possa proporcionar um ótimo passeio. Um amaciante distingue-se pelo seu cheiro, embora também limpe a sua roupa de forma eficaz. Reflita sobre o que você faz bem e considere como você agrega um valor único. Talvez você tenha uma habilidade distinta para organizar projetos ou um talento especial para fazer com que os outros membros da equipe se sintam confortáveis e tenham uma experiência positiva. Abrace o que o torna especial e o distingue da multidão. Em seguida, desenvolva esses talentos.


4. Seja Indispensável

Construir sua marca pessoal deve sempre incluir conteúdo e confiabilidade. Certifique-se de ter algo a oferecer em termos de habilidade e talento. Procure aprender e se desenvolver constantemente. Sua melhor marca será construída com base no valor que você agrega aos outros – como você traz o seu melhor para uma equipe e se esforça nos projetos que lhe são atribuídos. Todos nós trabalhamos com pessoas que têm um discurso convincente, mas que não entregam o que prometem. Essas tendem a ser as pessoas que flutuam de um emprego para outro, uma vez que precisam seguir em frente assim que o grupo ao seu redor descobre que elas não possuem nenhuma substância.

Marcas de sucesso agregam valor continuamente e sua marca pessoal também deve ser assim. Seja a pessoa que arregaça as mangas e segue em frente, com quem os outros sempre podem contar para entregar um trabalho de qualidade e que mantém os relacionamentos ao longo do tempo. Você se beneficiará de uma rede forte e duradoura, com conexões sólidas que sabem que podem contar com você.


5. Seja previsível

Como humanos, ansiamos por clareza e tendemos a evitar ambiguidades. Queremos isso em nossos relacionamentos também. Tendemos a ter mais confiança com as pessoas que entendemos. Em geral, a consistência é a chave para ótimos relacionamentos. Seja o tipo de pessoa que todos sabem como vai interagir, se relacionar e se apresentar. Uma pesquisa interessante sobre líderes descobriu que as equipes preferem chefes medíocres estáveis a um gênio imprevisível. A maioria dos relacionamentos são assim. Queremos interagir com pessoas que não demonstrarão mudanças radicais no comportamento. As marcas entendem isso. Você vai ao restaurante que oferece uma comida excelente todas as noites, assim como vai ao cabeleireiro que nunca lhe faz um corte feio. Para construir sua marca, seja consistente.

 

Via: Forbes