A montadora japonesa Toyota anunciou nesta quarta-feira, dia 20 de abril, que vai investir R$1,7 bilhão na produção de um novo automóvel compacto híbrido flex no Brasil. O investimento foi possível graças a um acordo com o governo de São Paulo, onde estão localizadas as fábricas da Toyota no país. O acordo prevê a liberação de cerca de R$1 bilhão em créditos tributários gerados e acumulados em atividades de exportação da empresa. A liberação dos recursos será feita ao longo dos próximos quatro anos.
A Toyota foi a primeira montadora a lançar e produzir um carro com motorização híbrida flex no Brasil, capaz de funcionar com bateria, gasolina e etanol. O primeiro modelo lançado foi o sedã Corolla em 2019 e hoje já existe uma versão utilitária com essa motorização, o Corolla Cross. Os carros são produzidos no país em São Paulo com componentes como bateria e motor elétrico importados.
Com o novo investimento, a empresa espera ampliar o mercado de veículos menos poluentes no país. O novo modelo compacto híbrido, que ainda não tem nome, começará a ser produzido no final de 2024 e também será exportado para a América Latina. O presidente da Toyota no Brasil, Rafael Chang, afirmou que o modelo compacto permitirá a efetivação de 700 trabalhadores que atualmente têm contratos temporários nas fábricas da companhia nas cidades de Sorocaba e Porto Feliz.
O lançamento do carro compacto também pode ajudar a montadora a ampliar o mercado para a produção local de componentes como baterias, que hoje são importados do Japão. Segundo Chang, o lançamento do novo modelo vai ajudar a ampliar o mercado para uma eventual localização do componente, o mais caro em um veículo híbrido, no Brasil.
O governo brasileiro tem discutido com algumas montadoras medidas que permitam a venda de um "carro verde de entrada", mais acessível à população e com tecnologia que reduza as emissões de poluentes. As vendas de carros híbridos e elétricos no país têm crescido nos últimos anos, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No primeiro trimestre deste ano, foram vendidas cerca de 14,8 mil unidades, o que representa um aumento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado.