A dupla Thiago Coutinho e Eduardo Coutinho conquistou a sexta edição do Rally da Chapada, realizado em Lençóis. A união de Pai e filho desbancou o favoritismo dos pilotos Paulo Oliveira, Lourival Junior e Gustavo Lugarini, campeões de edições anteriores do maior evento de aventura da Bahia.
Com duas horas e cinco minutos, a Família Coutinho fechou o percurso com um tempo melhor de 33 minutos, garantindo o título da categoria Adventure 4x4, ficando sem penalidade e com a pontuação máxima da prova (145.000 pontos), similar a da dupla vice-campeã Adailton Silva e João Victor (2h37min). O pódio foi completado pela dupla Eufrazio Junior e Ediene Rosa (2h27min), com 1500 pontos de penalidades.
O uso de novos critérios no Rally da Chapada aumentou a competitividade e nivelou todos os competidores na prova. "Fiquei muito entusiasmado com o rally de Lençóis. Sou motociclista e agora entrei na prática do rally. Fizemos uma prova com cuidado para cumprir todas as exigências e tarefas do rally", destacou Thiago Coutinho.
O Campeonato Baiano de Rally de Aventura 2024 começou com a prova de Ibicoara em maio e terá ainda mais duas etapas em Valente (Rally do Sisal) e na capital baiana (Rally Salvador). A dupla Tacius Câmera e Andrea Câmera foi a campeã na categoria Turismo 4x2 na edição Lençóis do Rally da Chapada.
De acordo com Roberto Nunes, organizador do Rally da Chapada, a prova ganhou muito com o monitoramento das equipes por meio do aplicativo Rabbit Rally 2.0 e a inclusão de critérios de pontuação e penalidades. "Nossa etapa Lençóis teve cerca de 100 km e todo o percurso foi monitorado. Usamos critérios de pontuação com penalidades e acompanhamos online a velocidade das equipes e o cumprimento do roteiro e de todas as tarefas do rally de aventura", explica Nunes.
O Rally da Chapada é um rally de aventura realizado em um circuito aberto. Nunes explica que a prova teve velocidade máxima de 50 km/h e, em alguns momentos, chega a baixar para 20 km/h nos trechos de povoados nas estradas vicinais.
"Aumentamos a velocidade para 80 km/h no trecho de deslocamento pela BR-242, a rodovia da soja do Oeste Baiano, com o apoio de equipes da Polícia Rodoviária Federal", enfatiza Nunes.