Vendas de veículos elétricos no Brasil vão decolar a partir de 2027, segundo estudo da consultoria estratégica Strategy&, da PwC Brasil. A projeção aponta que, até 2040, a frota elétrica no país chegará a mais de 35 milhões de veículos. Entre os fatores que podem impactar na velocidade da eletrificação dos carros estão a disponibilidade de modelos, especialmente comerciais, e a infraestrutura de carregamento dos veículos.
O estudo também destaca que a eletrificação veicular terá um forte impacto na redução do consumo de combustíveis fósseis. Até 2030, o Brasil consumirá 12% menos de gasolina e 10% menos de diesel. Já em 2040, a redução no consumo de diesel deve chegar a 66% e de gasolina, a 59%.
Para caminhões leves e ônibus elétricos, o crescimento esperado é de 100% em 2028, mas a viabilidade dependerá da disponibilidade de modelos para todos os nichos de veículo e da capacidade de realizar análises de Total Cost of Ownership (TCO), que avalia o custo total de propriedade.
As projeções indicam que as vendas também serão expressivas para caminhões pesados e veículos de passeio elétricos. Para 2030, a expectativa de crescimento é de 79% e 47%, respectivamente. Em 2040, a eletrificação nas vendas de caminhões pesados deve chegar a 97%, enquanto que nos veículos de passeio a expectativa é de 66%.
De acordo com o estudo, em sete anos, 26% da frota de caminhões leves e ônibus estará eletrificada, enquanto que em 2030, 80% dos caminhões pesados serão elétricos. Na comparação com a frota de caminhões leves e ônibus, em 2040, 65% dos veículos serão elétricos, sendo 51% de caminhões pesados e 37% de veículos de passeio.
Por fim, a projeção prevê uma alta de até 106% ao ano nas vendas de veículos elétricos entre 2022 e 2029, avaliada a partir da eletrificação da frota no país com base em TCO. Os resultados apresentados representam os veículos eletrificáveis por esse critério, que considera os custos de aquisição, manutenção e combustível, além de impostos e seguro.