Foto: Divulgação / BYD
A BYD encerrou novembro com a melhor performance comercial desde que iniciou a operação de veículos leves no Brasil, em 2022. Durante o mesmo mês em que estreou no Salão do Automóvel de São Paulo, a marca ultrapassou 16.500 pedidos em todo o país, somando vendas no varejo e negociações diretas — estas impulsionadas por um novo programa voltado para pequenas empresas, desenvolvido pela diretoria Comercial liderada por Fábio Lage. Os números finais devem ser divulgados nos próximos dias.
O resultado reforça o debate levantado durante o evento automobilístico no Anhembi: diante da chegada de tantas novas marcas ao mercado nacional, quais delas terão capacidade de sustentação e crescimento no país?
Segundo a BYD, a rede de concessionárias seguirá em expansão acelerada. A previsão é fechar 2025 com 210 unidades em operação e outras 15 em fase de obras. A marca premium Denza, que também estreou na feira paulistana, já conta com três lojas abertas e quatro em construção.
Durante o Salão, a empresa apresentou tecnologias como o U9 — divulgado como o carro mais rápido do mundo — e o Flash Charger, sistema capaz de fornecer 400 quilômetros de autonomia a um veículo elétrico em apenas cinco minutos. “A pergunta importante pós-salão é: quem vai ter rede, pós-venda, estrutura, capacidade de oferecer tudo isso que foi mostrado ao consumidor? Eu te garanto que a BYD tem”, afirmou Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head Comercial e de Marketing da BYD Auto no Brasil.
Enquanto o público visitava o Anhembi, a fábrica da BYD em Camaçari (BA) atingiu a marca de 10 mil veículos produzidos em menos de 60 dias de operação. Um segundo turno de trabalho já está em fase experimental.
Baldy reforça que a presença de 11 anos da companhia no Brasil, em diversos negócios, é um diferencial competitivo. Já o presidente da BYD Brasil, Tyler Li, destaca a tecnologia como principal vantagem frente às concorrentes: veículos elétricos e híbridos plug-in com menor custo de manutenção e foco em sustentabilidade.
A empresa também aposta em soluções desenvolvidas especialmente para o mercado brasileiro, como o híbrido flex, apresentado em uma edição especial do modelo Song Pro, doada ao Governo Federal durante a COP 30, realizada na Amazônia. “O que se observa na China é que nossos carros elétricos e PHEV estão muito à frente em desenvolvimento”, afirma Tyler Li, que possui 22 patentes registradas. A matriz da BYD, em Shenzhen, entra com cerca de 45 pedidos de patente por dia, com mais de 120 mil colaboradores dedicados a pesquisa e desenvolvimento.