Autos & Motos

BYD registra recorde histórico de vendas no mês de estreia no Salão do Automóvel de SP

BYD registra recorde histórico de vendas no mês de estreia no Salão do Automóvel de SP
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

03/12/2025 12:42pm

Foto: Divulgação / BYD

A BYD encerrou novembro com a melhor performance comercial desde que iniciou a operação de veículos leves no Brasil, em 2022. Durante o mesmo mês em que estreou no Salão do Automóvel de São Paulo, a marca ultrapassou 16.500 pedidos em todo o país, somando vendas no varejo e negociações diretas — estas impulsionadas por um novo programa voltado para pequenas empresas, desenvolvido pela diretoria Comercial liderada por Fábio Lage. Os números finais devem ser divulgados nos próximos dias.

O resultado reforça o debate levantado durante o evento automobilístico no Anhembi: diante da chegada de tantas novas marcas ao mercado nacional, quais delas terão capacidade de sustentação e crescimento no país?

Segundo a BYD, a rede de concessionárias seguirá em expansão acelerada. A previsão é fechar 2025 com 210 unidades em operação e outras 15 em fase de obras. A marca premium Denza, que também estreou na feira paulistana, já conta com três lojas abertas e quatro em construção.

Durante o Salão, a empresa apresentou tecnologias como o U9 — divulgado como o carro mais rápido do mundo — e o Flash Charger, sistema capaz de fornecer 400 quilômetros de autonomia a um veículo elétrico em apenas cinco minutos. “A pergunta importante pós-salão é: quem vai ter rede, pós-venda, estrutura, capacidade de oferecer tudo isso que foi mostrado ao consumidor? Eu te garanto que a BYD tem”, afirmou Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head Comercial e de Marketing da BYD Auto no Brasil.

Enquanto o público visitava o Anhembi, a fábrica da BYD em Camaçari (BA) atingiu a marca de 10 mil veículos produzidos em menos de 60 dias de operação. Um segundo turno de trabalho já está em fase experimental.

Baldy reforça que a presença de 11 anos da companhia no Brasil, em diversos negócios, é um diferencial competitivo. Já o presidente da BYD Brasil, Tyler Li, destaca a tecnologia como principal vantagem frente às concorrentes: veículos elétricos e híbridos plug-in com menor custo de manutenção e foco em sustentabilidade.

A empresa também aposta em soluções desenvolvidas especialmente para o mercado brasileiro, como o híbrido flex, apresentado em uma edição especial do modelo Song Pro, doada ao Governo Federal durante a COP 30, realizada na Amazônia. “O que se observa na China é que nossos carros elétricos e PHEV estão muito à frente em desenvolvimento”, afirma Tyler Li, que possui 22 patentes registradas. A matriz da BYD, em Shenzhen, entra com cerca de 45 pedidos de patente por dia, com mais de 120 mil colaboradores dedicados a pesquisa e desenvolvimento.