Quem disse que KPI tem coração? Venha para o ENAPRO 2025 e aprenda a sentir de novo
Em tempos em que o algoritmo dita tendências e a inteligência artificial já redige briefings melhor do que muito atendimento sênior por aí, o ENAPRO 2025&n...
Por Ticiana Seoane, médica dermatologista na clínica Skincare.
Foto: Acervo Pessoal
No Brasil, o corpo tem grande valor cultural, associado à saúde, autoestima e bem-estar. Na Bahia, lugar onde o sol, o calor e o mar são protagonistas do dia a dia, não podia ser diferente e a relação com o corpo é ainda mais intensa e valorizada, principalmente com a proximidade do verão. Em meio a essa busca por sentir-se bem e satisfeito com sua autoimagem, cresce o interesse por tratamentos estéticos corporais.
Diversas são as queixas que levam à procura por esses tratamentos, como a redução de gordura localizada, celulite, flacidez, rejuvenescimento, e a perda de massa magra. Nos últimos anos, observou-se uma busca crescente para o tratamento da flacidez corporal e perda muscular. Muito disso, em decorrência da disseminação das medicações modernas para obesidade, popularmente conhecidos como as “canetas emagrecedoras” que se tornaram uma realidade frequente nos consultórios. A significativa perda ponderal em um curto espaço de tempo gerado por essas medicações, embora desejada por muitos pacientes, tem trazido desafios: a intensa flacidez tecidual e a perda de massa muscular. Com isso, os pacientes têm procurado cada vez mais por tratamentos corporais que visam melhorar a flacidez e recuperar a firmeza da pele e a tonicidade muscular.
Outra razão que tem levado ao crescente aumento da procura por tratamentos corporais é a sarcopenia, caracterizada pela perda progressiva de massa e força muscular, que ocorre com a idade, e, de forma mais acentuada, nas mulheres menopausadas, devido à queda hormonal. Em geral, são essas mulheres, muitas delas ativas e preocupadas com seu bem-estar físico, que buscam na dermatologia estética corporal recursos complementares no tratamento dessa condição que, além do impacto funcional, pode gerar alterações importantes na aparência corporal, como flacidez, perda do contorno e piora da qualidade da pele.
A dermatologia estética dispõe de um arsenal tecnológico e terapêutico capaz de atender a essas demandas com segurança e eficácia. Entre os principais recursos, destacam-se os procedimentos injetáveis, como os bioestimuladores de colágeno que promovem firmeza, melhorando a qualidade da pele a médio e longo prazo, e os preenchedores de ácido hialurônico, que ajudam a restaurar os contornos corporais, garantindo harmonia nas áreas que sofreram maior perda de volume. Associado a eles, estão as tecnologias, dentre elas, o ultrassom micro e macrofocado e a radiofrequência, que estimulam colágeno, promovem retração cutânea e combatem a flacidez, além dos campos eletromagnéticos de alta intensidade, que simulam contrações musculares intensas, auxiliando no fortalecimento e aumento da massa muscular, de grande auxílio para quem perdeu peso rapidamente.
Embora os recursos sejam cada vez mais eficazes, o sucesso do tratamento depende de uma avaliação criteriosa de um médico especialista. Cada paciente apresenta necessidades distintas, que implicam em um tratamento personalizado que, em geral, é otimizado pela associação entre injetáveis e tecnologias, o que vai permitir abordar simultaneamente pele e músculo, garantindo resultados mais naturais, duradouros e satisfatórios. O momento certo para iniciar os tratamentos corporais irá influenciar nos resultados. Preferencialmente, deve-se começar antes do processo de emagrecimento ou de menopausa, ou antes do verão, por exemplo.
Cuidar do corpo não é apenas uma questão de vaidade, mas também é uma oportunidade de investir em saúde e unir bem-estar, confiança e vitalidade.
Em tempos em que o algoritmo dita tendências e a inteligência artificial já redige briefings melhor do que muito atendimento sênior por aí, o ENAPRO 2025&n...
Foto: Acervo Pessoal De lançamento flopado a campanha esquecida: quantas vezes o feeling foi vendido como estratégia? Aqui está o motivo pelo qual só dados bli...
Foto: Navegar pelo Rio Acutipereira até a Comunidade Santo Ezequiel Moreno, em Portel, no Pará, é também entrar em contato com uma forma de vida profundamente ...