Arquitetura & Decoração

Avelo Arquitetura valoriza o toque rústico e afetivo da cerâmica artesanal

Avelo Arquitetura valoriza o toque rústico e afetivo da cerâmica artesanal
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

31/07/2025 6:35pm

Foto: Divulgação / Avelo Arquitetura

Em um tempo marcado pela busca por conexões reais e experiências mais sensoriais, o design de interiores volta seu olhar para o que é feito à mão, imperfeito e cheio de significado. É nesse contexto que a cerâmica artesanal ressurge como protagonista — e encontra espaço de destaque no Living Vitória-Régia, ambiente assinado pelo escritório Avelo Arquitetura na Casacor Bahia 2025.

Com visual rústico, texturas orgânicas e narrativa própria, vasos e esculturas do Estúdio Olí foram selecionados para compor a ambientação, estabelecendo um elo entre o fazer manual e a arquitetura contemporânea. “A cerâmica traz um sentido de permanência, de cuidado com o tempo e com o fazer. É como se cada peça contasse uma história”, destacam as arquitetas Daniela Agulha e Luiza Gaspar, à frente do projeto.

A presença do material também dialoga com o movimento DIY (do it yourself), que aproxima o público dos processos criativos e reforça o protagonismo do morador na construção dos ambientes. “Hoje, mais do que decorar, as pessoas querem participar. A estética feita à mão traz alma para os espaços”, completam.

Mais do que um resgate estético, o uso da cerâmica artesanal aponta para um desejo coletivo de desacelerar e se reconectar com o essencial. No espaço criado pela Avelo, a matéria ganha alma — e ajuda a traduzir uma arquitetura mais tátil, afetiva e com propósito.