Arquitetura & Decoração

Ambientes para atendimento de crianças exigem adaptações arquitetônicas

Ambientes para atendimento de crianças exigem adaptações arquitetônicas
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

29/08/2023 1:39pm

Se engana quem pensa que arquiteto precisa apenas se preocupar com o bem-estar dos clientes. Muitas vezes, é preciso pensar na melhor solução para ambientes que serão utilizados por outras pessoas, principalmente crianças.

Isso é fundamental para consultórios de psicologia. Crianças frequentemente enfrentam desafios únicos e complexos à medida que crescem e interagem com o mundo ao seu redor. Um ambiente de consultório especialmente projetado para atender às necessidades desses jovens pacientes pode fazer toda a diferença em seu bem-estar psicológico. 

Um consultório de psicologia para crianças oferece uma atmosfera acolhedora e reconfortante, projetada para minimizar qualquer sensação de ameaça ou ansiedade.

As crianças podem ser facilmente sobrecarregadas por ambientes desconhecidos, e um espaço projetado para elas pode ajudar a diminuir barreiras iniciais de comunicação. Cores suaves, móveis de tamanho apropriado, brinquedos e jogos terapêuticos podem contribuir para a criação de um ambiente onde elas se sintam à vontade para se expressar. "Espaços planejados para receber crianças precisam de atenção redobrada. Além do cuidado com detalhes mais óbvios como quinas, patamares que facilitem o acesso a janelas e pisos adequados, dedicamos muito tempo ao planejamento do ambiente, para que como um todo contribua na concentração delas", explica a arquiteta Juliana Barbosa

Ter um consultório específico para crianças permite que os terapeutas utilizem abordagens terapêuticas específicas para a faixa etária. "Evitamos distrações não concentrando muitos elementos decorativos em um mesmo local. Usamos de forma adequada as cores uma vez que elas são muito importantes para trazer a atmosfera que queremos dentro do espaço", destacou.

Além disso, um consultório de psicologia adaptado para crianças também pode envolver os pais e cuidadores de maneira mais eficaz. Ao fornecer um ambiente confortável e informativo para as sessões, os pais são mais propensos a se envolver no processo terapêutico e a entender as estratégias que podem ser aplicadas em casa para apoiar o desenvolvimento emocional contínuo de seus filhos. 

"Na sala de atendimento ao adulto, tivemos que dispor de um ambiente que atendesse não só apenas um paciente, mas casais e famílias. Ainda conseguimos incluir de forma oculta uma copa dentro dela, para apoio no dia a dia das sócias do consultório", afirmou a arquitetasobre seu último projeto em um consultório de psicologia, completando que a adequação às diferentes idades também foi pensada, com a escrivaninha adaptável a diferentes alturas e diferentes tipos de assentos para todo tipo de publico, inclusive os adolecentes.