Lifestyle

Lavanderias compartilhadas: tendência em condomínios oferece praticidade e economia

Além de otimizar espaço nos apartamentos, redução no consumo de recursos, como água e energia, pode chegar a 65%

Lavanderias compartilhadas: tendência em condomínios oferece praticidade e economia
Da Redação

Da Redação

17/04/2021 9:00am

Na escolha por um imóvel, as pessoas buscam áreas que ofereçam praticidade e comodidade no dia a dia. Dentre os espaços ofertados pelos condomínios, destacam-se as lavanderias compartilhadas, que despertam o interesse dos moradores pelas vantagens, como a economia com recursos e em metragem dentro dos apartamentos. Para o engenheiro civil e CEO da Vila 11, Ricardo Laham, otimizar espaço, tempo e dinheiro, são as preocupações mais contemporâneas de quem procura um imóvel.

"As transformações nos condomínios são constantes pois devem acompanhar a atualização das necessidades do morador. Eventos disruptivos tendem a acelerar ou reorientar este processo, como temos visto neste um ano de pandemia. Lavanderias compartilhadas, e outros elementos que racionalizam recursos, tempo e espaço se impõe a cada dia na adaptação de prédios existentes ou no desenho dos novos projetos. Com as pessoas passando mais tempo em casa, esta percepção ficou muito mais sensível, e negligenciar o olhar do usuário é definitivamente o pior a fazer. O imóvel não é mais apenas um tanto de metros quadrados, tem que ser o abrigo com o máximo de conveniência com usabilidade e valor justo", comenta Laham.

O CEO da Vila 11, empresa nacional que desenvolve, administra e opera residências para locação long-stay em São Paulo, elenca as principais vantagens das lavanderias compartilhadas em condomínios:

Economia de água e energia
As máquinas profissionais usadas nas lavanderias compartilhadas permitem uma economia de até 65% nos gastos com água e energia comparadas às máquinas residenciais, além de não haver custos com produtos destinados à lavagem e secagem das roupas.

Otimiza o espaço do apartamento
Com a lavanderia compartilhada, não há necessidade de ter uma máquina em casa, podendo usar este espaço para outra finalidade, como: ampliar a cozinha ou abrir espaço para uma despensa.

Evita custos de manutenção
Comprar uma máquina de lavar roupas pode custar caro. Condomínios que possuem lavanderia compartilhada, contribuem para que o morador não necessite do aparelho em casa, o que evita também custos com manutenção periódica ou a depreciação da máquina com o tempo. "Quando o equipamento é de uso comum do condomínio ou de um provedor terceirizado, é uma preocupação a menos para o morador, já que não necessita custear manutenções, depreciação ou a troca", conclui Laham, CEO da Vila 11.