Vinhos

Santiago Gastronomia Ibérica promove jantar harmonizado com vinhos da Casa Ferreirinha

Santiago Gastronomia Ibérica promove jantar harmonizado com vinhos da Casa Ferreirinha
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

21/03/2025 9:00pm

Santiago Gastronomia Ibérica realizará um jantar harmonizado em parceria com a renomada vinícola portuguesa Casa Ferreirinha, um dos mais prestigiados produtores do Douro. O evento acontece na recém-inaugurada unidade do restaurante no Shopping Barra (L4), no dia 1º de abril (terça-feira), às 19h, e contará com a presença especial de Filipe da Mota Neves, embaixador global da vinícola.

Durante a experiência gastronômica, os participantes serão guiados por uma degustação cuidadosamente elaborada para destacar os sabores dos vinhos e pratos. O empresário Rafael Casqueiro e sua equipe criaram um menu em cinco etapas, proporcionando uma verdadeira imersão na tradição enogastronômica portuguesa.

O menu e as harmonizações

🍹 Welcome Drink (à la carte) – opções como Port Negroni, Portini e Argonauta abrem a noite.

🥗 Entrada

  • Ensalada de Bacalhau (batatas macias, bacalhau desfiado, azeitonas pretas, ovos e cebolinha fresca)
  • Harmonização: Planalto Reserva (branco fresco, estruturado e com notas florais)

🍚 Primeiro prato principal

  • Arroz de Polvo (polvo cozido, arroz com açafrão e pimentões vermelhos)
  • Harmonização: Esteva (tinto jovem, frutado, com toques florais)

🍖 Segundo prato principal

  • Rabo de Toro (rabo de boi cozido lentamente com azeite extra-virgem, vinho branco, louro e batatas souté)
  • Harmonização: Papa Figos Tinto (equilíbrio entre frescor e intensidade, sucesso desde a primeira safra)

🍷 Terceiro prato principal

  • Cordero Al Horno (cortes nobres de cordeiro assados lentamente, com toques de coentro e vinho branco, acompanhados de batatas assadas)
  • Harmonização: Vinha Grande (elegante, frutado e com taninos macios)

🍰 Sobremesa

  • Pastel de Belém (massa folhada crocante com recheio cremoso à base de ovos, açúcar e leite)
  • Harmonização: Porto Tawny da Ferreira (vinho envelhecido em barricas menores, com notas de especiarias e frutas secas)

A Casa Ferreirinha tem lugar cativo na elite dos vinhos portugueses. Fundada em 1751 como uma produtora de Vinhos do Porto, a vinícola se consolidou graças à visão empreendedora de Dona Antónia Adelaide Ferreira, conhecida como Ferreirinha. Desde 1987, integra o grupo Sogrape, com a enologia liderada por Luís Sottomayor.