Vinhos

O Cabernet Franc que nasce no Vinhedo da Sanga do Jacaré

O Cabernet Franc que nasce no Vinhedo da Sanga do Jacaré
Da Redação

Da Redação

26/07/2021 4:20pm

Ao lançar o Miolo Single Vineyard Cabernet Franc Safra 2020, a Miolo Wine Group resgata, através da Vinícola Almadén, sua unidade em Santana do Livramento, uma casta historicamente importante para a vitivinicultura brasileira, responsável por dar origem aos primeiros vinhos finos do país nas décadas de 1970 e 1980. As 29.880 garrafas numeradas já chegam estreando o Selo de Indicação de Procedência da Campanha Gaúcha, atestando a origem e a identidade deste terroir.


Diferente do que acontece com os rótulos da linha nascidos na Vinícola Seival, também na Campanha, porém em Candiota, onde os vinhedos ganham nomes de plantas nativas, na Almadén a referência é feita a animais que habitam o local. No caso deste Cabernet Franc, as uvas foram colhidas do micro lote do Vinhedo da Sanga do Jacaré, localizado na Quadra 77, Parcela A. E não é lenda. Ao lado deste vinhedo tem um pequeno lago onde reside um Jacaré de Papo Amarelo, nativo da região, que carinhosamente ganhou o nome de Flávio. Para esta parcela limitada de garrafas, a colheita das uvas foi manual e seletiva em 3,8 hectares de um total de 4,71 hectares.


Assim como os cinco demais rótulos que integram a linha, o Miolo Single Vineyard Cabernet Franc nasce de um único vinhedo, trazendo a tipicidade do lugar. Plantado em 1999 e conduzido em espaldeira, tem orientação solar Sudeste/Nordeste, com uma densidade de 2.525 plantas por hectare. O material genético é originário da Universidade da Califórnia, em Davis. Nesses 22 anos de muitos testes, acompanhando a evolução do vinhedo e sua relação com o solo e o clima, a equipe de técnicos da Miolo Wine Group chegou ao máximo da expressão deste terroir. “Estrear com o Cabernet Franc nesta linha já com a IP da Campanha Gaúcha é motivo de orgulho e reflete todo trabalho desenvolvido por anos. Apostamos em Santana do Livramento, aprendemos com o solo e o clima da região e montamos uma equipe altamente qualificada. Tudo isso porque a Família Miolo sempre acreditou no projeto”, destaca o diretor superintendente da Miolo Wine Group, enólogo Adriano Miolo.


O vinho

De coloração vermelho-violáceo, este vinho traz presença marcante de frutas em comporta e algo de pimenta preta, características de um autêntico Cabernet Franc. As notas de carvalho aparecem de forma complexa, respeitando seu estilo frutado. É um vinho untuoso, de média estrutura e muito equilibrado, pois é possível encontrar o nariz do vinho na boca. Apresenta bom volume de boca e acidez refrescante. Ideal para ser degustado com temperatura entre entre 16°C e 18°C. Acompanha muito bem massas como Penne à Matriciana, Espaguete à Puttanesca, além de pizzas clássicas e carnes. Alcatra assada na brasa, filé mignon, entrecot, carnes suculenta, em especial uma picanha e um delicioso churrasco gaúcho. Também harmoniza com queijos maduros e de massa dura. Pode ser adquirido na loja virtual da Miolo, em casas especializadas, delicatéssens e restaurantes de todo o Brasil. Preço sugerido: R$ 78,96


Linha Miolo Single Vineyard

  • Miolo Single Vineyard Riesling Johannisberg Safra 2020

18.305 garrafas – Vinícola Almadén (Santana do Livramento)

  • Miolo Single Vineyard Touriga Nacional Safra 2020

30.316 garrafas – Vinícola Seival (Candiota)

  • Miolo Single Vineyard Cabernet Franc Safra 2020 – Selo IP Campanha Gaúcha

29.880 garrafas – Vinícola Almadén (Santana do Livramento)

  • Miolo Single Vineyard Alvarinho Safra 2021

20.418 garrafas – Vinícola Seival (Candiota)

  • Miolo Single Vineyard Pinot Noir Safra 2020 – Selo IP Campanha Gaúcha

18.749 garrafas – Vinícola Seival (Candiota)

  • Miolo Single Vineyard Syrah Safra 2020

26.286 garrafas – Vinícola Terranova (Vale do São Francisco)