Vinhos

5 vinhos imperdíveis para o Dia Internacional do Rosé

5 vinhos imperdíveis para o Dia Internacional do Rosé
Da Redação

Da Redação

28/06/2021 1:00pm

Toda quarta sexta-feira do mês de junho é celebrado o Dia Internacional do Rosé. A data foi idealizada por Valérie Rousselle, proprietária dos Châteaux Roubine e Sainte Béatrice, ambos localizados na região de Provence, na França, conhecida como o berço do vinho rosé, com uma produção que data de milênios atrás. Hoje, o tipo de vinho continua conquistando espaço no mercado internacional e servindo de parâmetro para a produção de muitos outros países.

Este ano, a celebração será no dia 25 de junho e para ficar ainda melhor, a Evino criou uma categoria especial com direito a 10% de desconto para os vinhos rosés. Confira as recomendações da sommelière Jessica Marinzeck:

Passatempo Rosé Vinho Verde DOP

Vinho Verde é uma região de Portugal famosa pelos vinhos frescos. Este rosé é a prova disso, leve, equilibrado, com aromas de morango e amora. "Passatempo Rosé veio para dar um toque de leveza ao seu dia a dia, é fácil de beber, mas pode harmonizar bem com peixes assados e sopas leves", comenta Jessica.

Vivid Rosé

Para deixar o dia mais doce, a sommelière aconselha o Vivid, um rosé feito para ser tomado com algumas pedrinhas de gelo. Este rótulo é elaborado com as uvas Tempranillo, Merlot e Syrah e traz notas de cereja e framboesa; em boca é bem frutado e tem um dulçor delicioso, o que o torna ideal para acompanhar sobremesas a base de frutas, como torta de morango e panna cotta.

Echeverria Pinot Noir Rosé 2018

"A casta deste rótulo é bem delicada e muito elegante, o que a torna perfeita para a produção de rosés. Neste rótulo da vinícola Viña Echeverría, espere encontrar um líquido que demonstra todo o amor e dedicação investidos em cada vinha, por meio de um cultivo orgânico e de práticas sustentáveis", explica Jessica. De acidez refrescante, este oferece toques frutados tanto em boca quanto no nariz, com notas de morango e pêssego branco. Para uma experiência ainda melhor, a sugestão é harmonizá-lo com pratos da culinária japonesa ou salmão grelhado com legumes.

La Cigale Qui Faisait Chanter Les Platanes Côtes de Provence AOP 2019

Conhecida como terra dos rosés, a bela Provence deu vida a este vinho da M. Chapoutier - eleita como uma das The World’s Most Admired Wine Brands Drinks International 2019. Para Marinzeck, o rótulo é uma boa opção por ser um vinho com notas de nectarina, lavanda e frutas cítricas, que conseguiu extrair toda a leveza, elegância e riqueza desse terroir.

Villa Riviera Splendid Côtes de Provence AOC 2019
Ao longo da magnífica costa da Riviera Francesa, entre Cannes e Saint-Tropez localiza-se a vinícola Villa Riviera, que se beneficia dos trezentos dias de sol e vento marítimo da região. De lá nasceu Splendid, um vinho que impressiona com sua elegância e aromas complexos."Bebê-lo é como ganhar uma passagem direto para Provence, a terra dos melhores rosés do mundo e sentir a brisa do mar e os aromas de violetas e frutas vermelhas", elucida Jessica.

Para harmonizar estes vinhos, aposte em ceviches, salmão ou atum grelhados e até mesmo uma carne magra, como filé mignon.