Vinhos

15 vinhos imperdíveis para experimentar neste inverno

15 vinhos imperdíveis para experimentar neste inverno
Da Redação

Da Redação

16/07/2021 2:40pm

Nos dias mais frios, apostar em formas que ofereçam uma sensação térmica agradável é quase uma regra - e o mesmo acontece com comfort foods e bebidas. O interesse por vinhos mais encorpados para aquecer e combinar com os pratos típicos da estação aumenta, principalmente em se tratando dos tintos com mais taninos e maior nível de álcool.

"Os taninos, resveratrol, antocianinas e os flavonóides pertencem ao grupo de polifenóis, e são responsáveis por dilatar as veias. Com isso temos um aumento do fluxo sanguíneo pelo corpo. O álcool também é um agente vasodilatador, entretanto, ele dilata os vasos sanguíneos logo abaixo da pele, causando aquela sensação de calor e pele vermelhas, em algumas pessoas", explica Jessica Marinzeck, sommelière da Evino.

Os níveis de polifenóis, taninos e álcool mudam conforme a casta. Aquelas com casca mais grossa, tendem apresentar maior nível dessas substâncias. Entre as uvas mais famosas pelo alto teor de taninos estão a Tannat, cujo nome deriva da substância, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e Nebbiolo; outras uvas não tão conhecidas são Aglianico, Baga e Sagrantino.

Para te ajudar a ter um inverno aquecido e cheio de experiências especiais, a sommelière separou quinze indicações de vinhos imperdíveis (que não ficam só nos tintos) para agradar todos os gostos e bolsos.

Casa Portuguesa Península de Setúbal Branco 2019 (R﹩ 59,90)

Apesar dos vinhos tintos ganharem mais atenção no inverno, os outros tipos não devem ser esquecidos nesse período. Elaborado com duas uvas tradicionais, a Fernão Pires e a Moscatel de Setúbal, este rótulo apresenta aromas de tangerina e pêssego. "Em boca é macio e tem corpo leve, o que o torna ideal para harmonizar com pratos de inverno como ravioli de brie com amêndoas ou um camembert assado com massa folhada", recomenda Jessica.

Petit Verum Verdejo 2019 (R﹩ 61,90)

Muito mais que rótulos orgânicos, a linha Petit Verum é um tributo à tradição. Na versão branca, a vinícola entrega a elegante uva Verdejo em um vinho extremamente saboroso e frutado, com acidez equilibrada e final longo. Para deixar a experiência mais saborosa, a indicação é harmonizar o rótulo com batatas gratinadas no forno e uma canja de galinha.

Peñalolen Cabernet Sauvignon 2017 (R﹩ 129,90)

Este rótulo é elaborado à base da Cabernet Sauvignon, uma das mais importantes castas do Chile. "Com aromas predominantemente herbáceos, o vinho tem corpo médio com taninos redondos e o paladar frutado com traços de amoras e cassis", avalia Jessica. O final é bastante amadeirado, embora leve e saboroso. Experimente o rótulo em dias mais frios acompanhado de uma tábua de frios.

Goulart Rosé Malbec Luján de Cuyo DOC 2020 (R﹩ 74,90)

"A Malbec é umas das uvas preferidas do brasileiro e a versão rosé não deixa a desejar. Produzido na região de Luján de Cuyo, na célebre Mendoza, as uvas provêm de vinhedos centenários cultivados de forma orgânica", explica a sommelière. "Com aromas de frutas vermelhas e negras este é um vinho que combina uma elegância e potência, experimente harmonizá-lo com cordeiro assado ou mesmo uma sopa de pescados".

Miliasso Barolo DOCG 2016 (R﹩ 319,90)

"No Piemonte, a Nebbiolo é estrela, em especial na Denominação de Origem Controlada e Garantida de Barolo", destaca Jessica. Miliasso apresenta um vinho potente, com aromas de cereja, rosas e couro - complexidade adquirida após 36 meses de estágio em barricas de carvalho. Com taninos marcados e boa acidez, o vinho é ideal para acompanhar risoto de trufas, carnes de caça e queijo grana padano.

Rosa Reale Negroamaro Rosato 2019 (R﹩ 59,90)

"Não deixe os rosés de lado durante o inverno - além de versáteis nas harmonizações, eles são deliciosos", afirma a sommelière . Rosa Reale é produzido na região da Puglia, onde o calor contribui para o amadurecimento da uva Negroamaro. Com aromas de frutas vermelhas maduras e um toque de especiarias, este rosé acompanha bem carnes vermelhas, como um costela assada ou mesmo filé com pimenta do reino e batatas.

La Poderosa Cabernet Franc Merlot 2020 (R﹩ 79,90)

As emblemáticas uvas Cabernet Franc e Merlot se unem para oferecer o melhor da Patagônia, Argentina, resultando neste blend frutado e equilibrado, com acidez rica e taninos sedosos. "É a forma mais saborosa de explorar os solos da América Latina", afirma Jessica. A sugestão é harmonizar o vinho com um bife de alcatra salteado na manteiga de ervas ou pizza de calabresa.

Portada Reserva 2018 (R﹩ 84,90)

"Elaborado pela vinícola DFJ em parceria com o renomado produtor José Neiva Correia, o rótulo faz jus à chuva de prêmios que carrega - ele foi amadurecido por 3 meses em barricas de carvalho, o que trouxe ainda mais persistência de aromas e equilíbrio ao vinho", explica Jessica.

Com notas vibrantes de cerejas, pimenta preta e tostado no final de prova, em boca é aveludado, elegante e de final persistente. No frio, este vinho é a opção ideal para acompanhar risoto de queijo e polenta com linguiça.

Vallado Três Melros Branco Douro DOC 2019 (R﹩ 129,90)

"A harmonia entre as uvas Rabigato, Códega, Viosinho, Gouveio, Arinto e Alvarinho, provenientes de vinhas com mais de 20 anos de idade, provam o porquê esse terroir do Douro é um dos mais aclamados de Portugal. Parte do vinho passa 6 meses em barris de carvalho, adquirindo textura e complexidade", comenta a sommelière. Na harmonização, aposte em pratos mais robustos, como caldo verde, bacalhau ou caldeirada de peixe.

Raúl Pérez Ultreia Saint Jacques Mencía Bierzo D.O. 2018 (R﹩ 229,90)

Raúl Pérez é um enólogo arrojado e fundador da vinícola Bodegas y Viñedos Raúl Pérez. A personalidade inovadora está presente em seus rótulos, como Ultreia Saint Jacques, tinto redondo e gastronômico, que exala aromas de cappuccino e especiarias. "Protagonizado pela uva Mencía, muito popular em solos espanhóis, é um vinho que combina com um bife de alcatra salteado na manteiga, lombo assado com sal grosso e queijos curados", sugere Jessica.

Prahova Valley Feteasca Alba Demisec Dealu Mare DOC 2020 (R﹩ 60,90)

"Aqui temos uma expressão da típica uva romena Feteasca Alba, cultivada na Denominação de Origem Controlada Dealu Mare. O resultado? Uma viagem pelo país por meio de aromas de frutas, capim-limão e flor de sabugueiro", diz Jessica. Feteasca Alba é fresco e ideal para acompanhar aquele delicioso fondue de queijo tão apreciado no frio.

Anciano Gran Reserva 10 years Valdepeñas DOP 2008 (R﹩ 79,90)

"Este best seller espanhol é feito 100% com Tempranillo colhida manualmente. Depois de 10 anos de amadurecimento, sendo 18 meses em barricas de carvalho e o restante em garrafa, este vinho apresenta um raro buquê que mescla notas de café, pimenta e chocolate ao leite com um fundo delicadamente herbáceo", diz a sommelière. Na boca, é encorpado e muito macio, sendo ideal para acompanhar queijos curados e pratos à base de carne de porco.

Edoné Gran Cuvée Brut 2015 (R﹩ 169,90)

Espumante no inverno? Pode sim."Edoné Gran Cuvée mistura a delicadeza da Pinot Noir e a elegância da Chardonnay. Cerca de 5% da bebida é envelhecida em barricas de carvalho francês e depois passa por um processo de maturação chamado sur lie, que consiste na fermentação do líquido em contato com em suas próprias borras", explica Jessica.

O processo dura em média 40 meses, resultando num espumante bem complexo, encorpado e com estrutura para acompanhar pratos mais pesados de inverno como: risotos, fondue de queijo ou porco assado.

Xavier Vignon Arcane XV Le Diable 2015 (R﹩ 249,90)

"Le Diable é o apelido da Mourvèdre no Rhône,uma uva de difícil cultivo, mas que se bem vinificada gera vinhos expressivos. Elaborado 100% com Mourvèdres originárias de 17 diferentes parcelas de vinhedos provenientes de solos diferentes, criando um vinho com notas de amoras negras, cassis, toque de ervas e especiarias", diz a sommelière Em boca, este rótulo se mostra encorpado, com ótima estrutura, acidez integrada e taninos presentes e aveludados. É um vinho intenso para esquentar nos dias frios, indicado para harmonizar Le Diable com costela bovina, queijos fortes e pato com laranja.

Vallado Porto LBV 2016 (R﹩ 259,90)

"Vallado é um Vinho do Porto da categoria Late Bottled Vintage (LBV), isto é, um vinho de uma única safra, elaborado somente com uvas selecionadas cuidadosamente e envelhecido entre 4 e 6 anos, geralmente em barris de madeira", explica a sommelière. "Prepare-se para degustar um vinho saboroso, com notas intensas de cereja, final encorpado e aromas de frutas pretas e especiarias", enaltece.

Para uma experiência ainda melhor, aposte na harmonização com queijos azuis e doces feitos com café ou chocolate, opções que oferecem um sabor mais intenso e combinam com o clima mais frio.

Festival de Inverno

Pensando em aproveitar o melhor da estação com bons rótulos, a Evino está com a campanha Festival de Inverno , que conta com descontos de até 60% e selos cumulativos que podem ser trocados por mais vinhos. O Festival vai até dia 31 de agosto.

Sobre a Evino

Maior e-commerce de vinhos da América Latina, a Evino já vendeu para mais de 1 milhão de pessoas no Brasil. Começou a operação em 2013 com o objetivo de compartilhar a paixão pelo vinho e também o desejo de descomplicar a bebida, oferecendo a melhor relação de custo-benefício do mercado, e recebeu em 2021 o selo Great Place to Work (GPTW), que reconhece a empresa como uma das melhores para se trabalhar. Negociando diretamente com os produtores para fornecer rótulos para todos os gostos e bolsos, a Evino se tornou a maior importadora de vinhos da Itália, França e Espanha no Brasil. Tudo isso para que o brasileiro viva mais histórias, seja mais vinho.