Últimas notícias

Zum Brazil assina a produção do maior evento de tecnologia da América Latina em Salvador, o IT FORUM.

Zum Brazil assina a produção do maior evento de tecnologia da América Latina em Salvador, o IT FORUM.
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

18/09/2023 3:29pm

Desde que começou a ser realizado, há 25 anos, o IT Forum, considerado o maior evento de TI da América Latina, sempre ocorreu em terras baianas. Foram 11 anos em Comandatuba, 10 no Iberostar, em Praia do Forte, e outros 2 em Trancoso, no sul do estado – 23 destes planejados e produzidos pela agência de eventos baiana a Zum Brazil Eventos. Para a edição especial de 2023, o destino onde as lideranças das 500 maiores empresas se reuniram não poderia ser outro senão a Bahia, mas dessa vez a escolha foi inédita pela cidade de Salvador.

“O IT Forum sempre foi muito marcante por deixar legado por onde passa e isso veio acontecendo em todas as últimas edições. Então, a gente entendeu que Salvador poderia também ter esse impacto e procuramos fazer, junto com a IT Midia – empresa realizadora do IT FORUM, uma agenda propositiva para o evento. Convidamos a prefeitura para entender o projeto. Todo esse movimento foi de uma importância muito grande para a Zum pela construção da estratégia junto ao cliente e do poder público”, destaca Tuca Zamaroni, CEO da Zum Brazil.

Além da escolha por Salvador, o IT Forum ganhou um formato inovador, totalmente inédito, para celebrar estes 25 anos. Desta quarta-feira (13), até o domingo (17), os cerca de 700 convidados vivenciaram uma programação exclusiva, concentrada na histórica Casa Pia de São Joaquim, complexo arquitetônico localizado na Cidade Baixa, construído no início do século 18, tombado pelo Iphan, que atualmente recebe eventos sociais, culturais, acadêmicos e corporativos.

“Cidades portuárias são cidades de encontros. Salvador é isso. Historicamente, é um lugar que teve seu desenvolvimento ligado aos negócios e às comunicações. E nossa intenção com a estreia na capital baiana é fazer esse resgate”, afirma Andre Cavalli, CEO da IT Mídia, realizadora do evento. “Escolhemos a Casa Pia para sediar os encontros porque além do espaço ser um forte retrato histórico da capital, também abriga o futuro do nosso país”, reforça, em referência às crianças da comunidade que utilizam o espaço como escola em período integral.

O desafio da Zum Brazil foi transformar esse espaço tão emblemático e rico em história em um ambiente de negócios único durante os quatro dias de imersão no futuro da tecnologia. “A gente está na Casa Pia, a primeira casa de ofícios do Brasil, um prédio que tem mais de 370 anos, refletindo a partir da nossa história do passado. O evento vai discutir qual é o futuro do país, da nossa cidade, muito representada aqui também pela Casa Pia, pela escola que eles têm aqui, pelas crianças assistidas diariamente com ensino de qualidade”, destaca Bruno Portela, Diretor de Operações da Zum Brazil.

“A gente tem aqui o passado, o presente e o futuro nesta edição. E nossa proposta é transformar a partir dos projetos de iniciativa da It Midia, a educação local, com bolsas de estudos, com o projeto social de capacitação de jovens carentes de Salvador para esse mundo digital, para serem programadores e terem a entrada no mercado de trabalho garantido por essas grandes instituições que estão aqui”, revela o executivo, que acredita estar deixando um legado para a cidade. “A Zum é uma agência baiana, que nasceu em Salvador, então a gente entendeu que precisava retribuir isso de alguma forma, principalmente porque sabemos de tudo que podemos desdobrar a partir dessas iniciativas que o IT FORUM possibilita”.

Além dos 700 profissionais que debateram em torno do tema desse ano, "Liderança no Caos", o IT Forum também recebeu as famílias, que virão nos últimos dias do evento para participar de uma programação de lazer e cultura montada sob medida e que movimentou os principais pontos culturais e turísticos da cidade. Todo esse público foi recebido nos principais hotéis da cidade. Vale destacar que a iniciativa também é sucesso consolidado de business, atraindo mais de 80 marcas patrocinadoras.