Lar Franciscano Santa Isabel celebra 176 anos com palestra especial nesta sexta (22)
Em comemoração aos seus 176 anos, o Lar Franciscano Santa Isabel realizará, nesta sexta-feira (22), uma palestra especial ministrada pelo professor e historiado...
Foto: Ponto de Vista Drones / @pontodevista_drones
O Tecon Salvador, da Wilson Sons, é reconhecido como o 6º melhor terminal de contêineres do mundo na categoria de até 500 mil TEUs movimentados por ano, conforme ranking do Banco Mundial e da S&P Global Market Intelligence. Localizado no Porto de Salvador, na Bahia, o terminal destaca-se pela eficiência operacional, sendo uma peça fundamental para o comércio exterior do Brasil.
Investimentos e Inovação
A Wilson Sons, maior operador de logística portuária e marítima do Brasil, investiu recentemente na ampliação do Tecon Salvador. Entre as melhorias, destaca-se a duplicação do principal berço, agora com 800 metros, capaz de atracar simultaneamente dois super navios porta-contêineres New Panamax (366m), além de navios menores. O terminal, que atende mais de 470 navios por ano e 750 caminhões por dia, conta com um sistema de gestão moderno que otimiza o gerenciamento de cargas, aumentando a segurança e a eficiência.
Sustentabilidade e Tecnologia
Pioneiro no uso de equipamentos elétricos, o Tecon Salvador recebeu 12 novos tratores de pátio elétricos, reduzindo a emissão de CO2 em até 341 toneladas anuais. "A Wilson Sons busca o desenvolvimento sustentável de longo prazo, investindo em equipamentos de ponta e sustentáveis, ampliando a eficiência operacional do Tecon Salvador", afirma Arnaldo Calbucci, COO da Wilson Sons.
Importância Estratégica
O Índice Global de Desempenho Portuário de Contêineres (CPPI) de 2023 avaliou 405 portos e mais de 182 mil escalas de navios, destacando a importância da eficiência portuária para o comércio global. O Banco Mundial ressalta que mais de 80% do comércio de mercadorias é transportado por via marítima, tornando a eficiência dos portos crucial para o desenvolvimento econômico.
Desenvolvimento Regional e Nacional
Para Demir Lourenço, diretor-executivo do Tecon Salvador, o terminal é vital para o incremento do comércio exterior brasileiro, especialmente no Nordeste. "Nosso terminal oferece soluções logísticas para mais de dez estados brasileiros, do Sudeste ao Norte", diz Lourenço. Ele destaca os contínuos investimentos em infraestrutura e equipamentos, que refletem em segurança, agilidade e confiança, impulsionando a expansão dos negócios e atração de novos investimentos.
Investimentos de R$ 1 bilhão
Desde que assumiu a administração do Tecon Salvador, a Wilson Sons investiu mais de R$ 1 bilhão em obras de ampliação e modernização. Com uma área de 163.200 m² e excelente conectividade terrestre, o terminal desempenha um papel crucial na atração de novos negócios para o Brasil.
Diversificação de Cargas
O alto padrão de eficiência tecnológica, operacional e de segurança do Tecon Salvador permite a movimentação de uma ampla variedade de cargas, desde frutas e algodão até produtos químicos e cargas de grandes dimensões, como as destinadas ao segmento de energia renovável. Este terminal, portanto, é um pilar estratégico para a cadeia de suprimentos nacional e internacional.
Em comemoração aos seus 176 anos, o Lar Franciscano Santa Isabel realizará, nesta sexta-feira (22), uma palestra especial ministrada pelo professor e historiado...
A Rússia disparou nesta quinta-feira (21) um míssil balístico intercontinental contra a cidade de Dnipro, na Ucrânia, segundo informações da Força Aérea ucra...
Enquanto muitos imaginam que grandes fortunas são automaticamente herdadas pelos filhos, alguns dos milionários e bilionários mais conhecidos do mundo decidiram...