Últimas notícias

Vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, e Secretário da SEMPRE, Daniel Ribeiro, visitam CEPARH

A visita ocorreu um dia depois da data que, a partir deste ano, celebra o Planejamento Familiar no município.

Vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, e Secretário da SEMPRE, Daniel Ribeiro, visitam CEPARH
Da Redação

Da Redação

20/05/2022 6:44pm

A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, o Secretário da Sempre (Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer), Daniel Ribeiro Silva, e seus assessores, visitaram ontem (19), o Centro Médico Elsimar Coutinho Day Hospital (CEPARH), na Federação e conversaram sobre possíveis parcerias futuras na área de planejamento familiar.

A visita ocorreu um dia depois da data que, a partir deste ano, celebra o Planejamento Familiar no município. A vice-prefeita e o secretário conheceram todo o Ceparh e a Elmeco.

No encontro, Charlotte Coutinho, presidente do CEPARH e filha de Elsimar Coutinho, presentou a vice-prefeita e o secretário com o livro de autoria do pai intitulado “Janelas Fechadas Portas Abertas” e relembrou do temperamento de Dr. Elsimar e do seu propósito em ajudar as pessoas. “Graças a Deus, estamos levando esse legado adiante, com o objetivo de ao menos reduzir a desigualdade, dando empoderamento a essas pessoas, mostrando como planejar a família e, com isso, diminuir o sofrimento na cidade.

A vice-prefeita Ana Paula Matos disse estar muito feliz com o que pôde testemunhar durante a visita ao Ceparh e Elmeco. “As pessoas aqui trabalham sorrindo, com brilho nos olhos. Isso mostra que vocês têm propósito no que fazem. Dr. Elsimar deixou também esse legado”. Ela citou a questão social da gravidez na adolescência e afirmou que um trabalho de conscientização com as crianças nas escolas seria de suma importância. Mostrou-se impressionada com a visita às unidades e se colocou à disposição para dialogar sobre futuras parcerias na área de planejamento familiar. À frente da Sempre, Daniel Ribeiro Silva também se colocou à disposição para dialogar.

O Ceparh - O CEPARH foi fundado em 1984. Com infraestrutura moderna e completa, conquistou reconhecimento da classe médica do estado da Bahia. À disposição de profissionais exigentes e das mais variadas especialidades, estão laboratórios para exames complementares, centro cirúrgico de última geração, salas de internação e Day Hospital. Tem como missão fortalecer e viabilizar o planejamento familiar priorizando a população carente, mantendo sua atuação complementar ao SUS, através de duas frentes de serviços. Na primeira disponibiliza, anualmente, mais de 65% da sua capacidade assistencial instalada ao SUS, mediante contrato com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, e na segunda, mantém oferta espontânea de serviços assistenciais de saúde com recursos próprios, ambos voltados para o planejamento familiar e vinculados ao cumprimento de sua missão institucional.

Elmeco - Já a Elmeco foi fundada na Bahia em 1993 com o objetivo de investigar o desenvolvimento e a produção dos implantes hormonais subcutâneos criados por Dr. Elsimar Coutinho. Em 2011 a ELMECO passou por uma reestruturação, com o objetivo de oferecer os seus produtos e serviços para médicos em todo território nacional. Para isso, foram idealizados treinamentos teóricos e práticos visando capacitar os médicos interessados e dividir com eles a arte de prescrever os implantes hormonais Elmeco. A Elmeco atende indiretamente milhares de pessoas, entre mulheres e homens, em todo Brasil, conta com uma rede de 1.500 médicos associados e produz em seu próprio laboratório mais de 250 mil unidades de implantes por ano.