Travessia Salvador-Mar Grande é retomada após sete dias de suspensão por mau tempo
Travessia Salvador-Morro de São Paulo segue com conexão em Itaparica; previsão do tempo aponta trégua nas chuvas
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Após sete dias suspensa devido às más condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos, a travessia entre Salvador e Mar Grande foi retomada na manhã desta quinta-feira (8), com autorização da Capitania dos Portos. O serviço voltou a funcionar às 8h, com saídas regulares a cada 30 minutos.
A primeira embarcação, a lancha Joana Angélica, partiu do Terminal de Vera Cruz, em Mar Grande, às 8h. Já em Salvador, a primeira saída aconteceu às 8h30, do Terminal Náutico da Bahia. Seis embarcações estão em operação, com intervalos de meia em meia hora. A última saída de Mar Grande ocorre às 18h, e de Salvador, às 19h30.
Travessia Salvador-Morro de São Paulo mantém trajeto com conexão
A travessia Salvador-Morro de São Paulo segue operando com conexão terrestre em Itaparica, por conta das condições adversas no trecho marítimo até a Ilha de Tinharé. Os passageiros embarcam em catamarã até Itaparica, seguem de ônibus até a Ponta do Curral (Valença) e, de lá, completam o trajeto de lancha até o Morro.
O tempo estimado da viagem com conexão é de 3h20 — cerca de uma hora a mais do que o percurso direto.
Horários de saída:
-
De Salvador: 9h, 10h30 e 14h30
-
Do Morro de São Paulo: 11h30, 14h40 e 15h
Trégua - Segundo o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, a chuva deve dar uma trégua nesta quinta (8) e sexta-feira (9). No fim de semana, a previsão é de céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas a moderadas a qualquer hora do dia. As temperaturas devem variar entre 24°C e 30°C.
As instabilidades climáticas são causadas por um sistema de baixa pressão no oceano Atlântico, que intensifica a nebulosidade e favorece pancadas de chuva, intercaladas com períodos de sol.