Últimas notícias

Transporte dos trens do VLT de Salvador e RMS em direção à fábrica em São Paulo é iniciado

Transporte dos trens do VLT de Salvador e RMS em direção à fábrica em São Paulo é iniciado
Da Redação

Da Redação

17/10/2024 2:32pm

Fotos: Eracy Lafuente

Os novos trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e da Região Metropolitana, adquiridos pelo Governo da Bahia do estado de Mato Grosso, começaram a ser transportados na última terça-feira (15) para a sede da CAF, empresa responsável pela fabricação dos equipamentos, localizada em Hortolândia, São Paulo. No local, os trens passarão por processos de restabelecimento técnico e operacional. A previsão é que os 40 trens sejam enviados para Salvador no segundo semestre de 2025.

O VLT cobrirá três trechos principais: da Ilha de São João à Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras à orla de Piatã. Ao todo, a linha terá um percurso de 36,4 quilômetros, com 34 paradas. O investimento total nas obras, englobando os três lotes, ultrapassa a marca de R$ 5 bilhões. O novo modal promete oferecer um transporte rápido, seguro e confortável, atuando como um vetor de desenvolvimento econômico na região.

Em setembro, os primeiros carregamentos de trilhos para a implementação do VLT chegaram ao canteiro de obras no bairro da Calçada, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Esses trilhos, também oriundos do estado de Mato Grosso, acompanham um conjunto de equipamentos, que inclui o sistema de rede aérea, subestações e aparelhos de mudança de via (AMV) e telecomunicações. O cronograma de transporte desses materiais segue conforme o planejado, com entregas programadas até março de 2025.

Ana Cláudia Nascimento, presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), destacou os esforços do governo estadual para a concretização do projeto. "Na CTB, assim como em toda a administração estadual, estamos dedicados a entregar essa importante intervenção. O VLT será uma verdadeira revolução urbana em Salvador e na Região Metropolitana, proporcionando melhores condições de mobilidade e melhorando a qualidade de vida de milhares de baianos e baianas", afirmou.

O VLT é considerado um marco histórico para a mobilidade em Salvador e na Região Metropolitana (RMS), com autorização para o início das obras concedida em junho de 2024. Em julho, foi formalizada a aquisição dos trens e equipamentos elétricos em parceria com o Governo de Mato Grosso. Os primeiros testes do modal estão previstos para começar em 2026, enquanto estudos para a ampliação da linha, estendendo o trajeto da Calçada até o Comércio e de Calçada até Itapagipe, estão em andamento.

Os resultados da licitação para as Obras Civis, Energia e aquisição do material rodante provenientes do estado de Mato Grosso geraram uma economia de R$ 846.113.675,17 em relação ao valor global do projeto, o que representa uma redução de 15,6% no custo total. Essa economia demonstra o compromisso do Governo do Estado com a gestão eficiente dos recursos públicos e com a entrega de um serviço de qualidade à população.