Últimas notícias

Temporada 2025 de avistamento de baleias-jubarte começa em Salvador com ações educativas e fortalecimento do turismo náutico

Temporada 2025 de avistamento de baleias-jubarte começa em Salvador com ações educativas e fortalecimento do turismo náutico
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

30/06/2025 5:10pm

Foto: Projeto Baleia Jubarte

A temporada 2025 de avistamento de baleias-jubarte já começou em Salvador, com os primeiros registros feitos pelo Projeto Baleia Jubarte e seus parceiros ocorrendo em diferentes pontos do litoral baiano, como a Baía de Todos-os-Santos, o bairro do Rio Vermelho e durante a travessia marítima entre Salvador e Morro de São Paulo. O início das aparições, de acordo com informações do Alô Alô Bahia, marca também o período reprodutivo da espécie na costa da Bahia, um dos principais berçários naturais de baleias-jubarte no Atlântico Sul.

O monitoramento em Salvador é realizado a partir de um ponto fixo no Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra — local estratégico não apenas pela localização privilegiada, mas também pelo potencial educativo. Em 2024, mais de 5 mil estudantes de 120 escolas participaram das atividades de sensibilização ambiental promovidas no local, além dos cerca de 60 mil visitantes que passaram pela exposição “Baleias Urbanas Soteropolitanas”.

“É muito importante continuar realizando o monitoramento desses animais, e a localização do ponto fixo no Museu Náutico é estratégica, não só pela sua posição, mas também por permitir realizar junto aos visitantes atividades de Ciência Cidadã e ações educativas de conscientização ambiental”, explica Gustavo Rodamilans, coordenador do projeto em Salvador.

Para esta nova temporada, o projeto lança a exposição Salvador das Baleias, que será aberta ao público no dia 14 de julho e permanecerá em cartaz até outubro no Museu Náutico. A mostra destaca aspectos biológicos, comportamentais e históricos da relação entre os cetáceos e a capital baiana, reforçando o caráter científico e educativo da iniciativa.

Além do trabalho de preservação e educação ambiental, a temporada também impulsiona o turismo náutico, tradicionalmente afetado pela queda de demanda durante o inverno. Em parceria com as operadoras SharkDive e Apolônio Turismo, o projeto oferece passeios embarcados para a observação das baleias em alto-mar. A expectativa é de aumento no número de embarques este ano, impulsionado por ações conjuntas com a Prefeitura de Salvador que visam valorizar a conservação marinha como ativo turístico.