Troféu Castro Alves celebra 40 anos do Axé-Music em edição especial
Foto divulgação O Troféu Castro Alves, pioneiro entre as premiações do Carnaval da Bahia, terá em 2025 uma edição histórica dedicada aos 40 anos do ...
Aposta da Nido, plataforma utiliza tecnologia 3D para facilitar o processo de levantamento de materiais e proporcionar um olhar diferenciado da construção.
O uso da modelagem 3D nos campos da engenharia trouxe uma revolução para a área, além de vantagens significativas, como economia de tempo, praticidade e precisão na coleta de informações da edificação. A tecnologia BIM (Building information module) possibilita a construção de réplicas virtuais da edificação que tornam o processo de elaboração de projetos, análises técnicas e levantamentos quantitativos e orçamentários muito mais práticos e ágeis.
Geralmente utilizada por engenheiros civis, eletricistas e hidráulicos, a tecnologia permite que o projetista utilize mecanismos, objetos e parâmetros muito mais definidos, diferentemente da tecnologia 2D. De modo geral, com o 3D as informações de acabamentos, elementos construtivos e suas dimensões são bem mais precisas, além de possibilitar obter a localização exata de cada estrutura e elemento no projeto.
De acordo com a engenheira Andressa Sales, a tecnologia BIM auxilia no processo de planejamento da obra, definindo a quantidade de insumos, mão de obra que será utilizada, materiais necessários e custo estimado. Um exemplo prático no uso desta tecnologia é a plataforma Minha Casa Nido, idealizada pela startup Nido e com selo de qualidade OR.
“A Nido tem o propósito de tornar a engenharia acessível, levando os benefícios dessas tecnologias, como a modelagem 3D, para seus usuários. A plataforma busca implementar essas tecnologias nos processos de elaboração dos projetos e orçamentos, sem custos adicionais aos usuários”, explica Andressa, engenheira da plataforma Minha Casa Nido.
Além das vantagens para os usuários, a tecnologia BIM trabalha com informações compartilhadas em tempo real, apresentando diversas etapas do processo construtivo, para que o projeto seja eficiente, reduzindo retrabalhos e prevenindo erros.
Em outras palavras, as tecnologias voltadas para inovação dos processos de construção permitem que o usuário ou o profissional tenham visões parciais do projeto ou uma ideia final do planejamento arquitetônico através de figuras tridimensionais que se aproximam ao máximo da realidade. Na plataforma Minha Casa Nido, o objetivo é transformar o processo de construção da casa dos sonhos em algo prático, seguro e econômico.
“Hoje a Nido oferece seus projetos de forma gratuita em sua plataforma, logo, essa tecnologia não é contabilizada no orçamento da construção do nosso usuário. Com isso buscamos levar todos os benefícios apresentados para o usuário final, ainda que ele possa não entender tanto de engenharia”, acrescenta.
Andressa alerta que é necessário cautela, pois nem todos estão habilitados a utilizar esse tipo de tecnologia. Porém, a engenheira destaca que as tecnologias servem para gerar mais segurança e eficiência, aperfeiçoando os processos e a visualização, fatos que tornam as tecnologias cada vez mais indispensáveis no cotidiano da engenharia e arquitetura.
Foto divulgação O Troféu Castro Alves, pioneiro entre as premiações do Carnaval da Bahia, terá em 2025 uma edição histórica dedicada aos 40 anos do ...
Foto: Ascom Saeb A Rede SAC passa a oferecer, a partir desta segunda-feira (1º), atendimento por ordem de chegada para a emissão da nova Carteira de Ident...
Foto: COMTI A Bienal do Lixo 2025 chega a Salvador entre os dias 4 e 7 de setembro trazendo uma programação repleta de arte, sustentabilidade e consc...