Últimas notícias

Startups do Sinduscon-BA se conectam ao programa Conexões Corporativas do IEL-BA

Startups do Sinduscon-BA se conectam ao programa Conexões Corporativas do IEL-BA
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

11/07/2025 8:00pm

Foto: Sinduscon / Divulgação

O Hub de Inovação do Sinduscon-BA recebeu, nesta semana, a visita de Breno Viera, executivo de negócios e relacionamento com o cliente do Instituto Euvaldo Lodi da Bahia (IEL-BA), para uma apresentação detalhada do Programa Conexões Corporativas. A iniciativa, executada pelo IEL e promovida pelo Sebrae, tem como foco fomentar negócios entre micro e pequenas empresas da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e grandes indústrias do Polo de Camaçari.

Durante o encontro, Viera apresentou o ecossistema da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e destacou as soluções oferecidas pelo IEL, com ênfase em programas de carreira, editais de fomento e, principalmente, no Conexões Corporativas. O programa busca preparar startups e pequenas empresas para fornecer produtos e serviços a empresas como Bahiagás, Bracell, Birla Carbon, Tilac e Tronox.

“Esse programa do Sebrae, apresentado no Sinduscon, e executado pelo IEL, é voltado para micro e pequenas empresas de Salvador e da RMS. Todo mundo pode participar”, destacou Breno Viera.

Durante a visita, startups vinculadas ao Hub da Construção apresentaram suas soluções e diferenciais, promovendo um intercâmbio com as demandas da indústria e identificando potenciais sinergias para futura integração ao programa.

As empresas selecionadas para o Conexões Corporativas passam por uma avaliação criteriosa, com base em critérios de ESG, marketing, finanças e gestão estratégica. Conforme seu grau de maturidade, são classificadas em três categorias: Diamante, Topázio e Rubi – um sistema que visa estimular o fortalecimento e a competitividade dos negócios no mercado.

Outro destaque da visita foi a apresentação do futuroTEC, programa voltado para microempresas (ME) e microempreendedores individuais (MEI), que utiliza inteligência artificial para resolver desafios reais enfrentados por essas empresas. Também foram divulgadas iniciativas gratuitas do sistema FIEB que apoiam a automação de processos nas organizações.

A ação reforça o papel do Hub da Construção como elo estratégico entre o setor da construção civil, o ecossistema de inovação e o ambiente industrial da Bahia, promovendo conexões reais e sustentáveis entre startups e grandes oportunidades de mercado.