Lar Franciscano Santa Isabel celebra 176 anos com palestra especial nesta sexta (22)
Em comemoração aos seus 176 anos, o Lar Franciscano Santa Isabel realizará, nesta sexta-feira (22), uma palestra especial ministrada pelo professor e historiado...
Foto: Feijão Almeida / GOVBA
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) anunciou uma queda de 12,7% no número de mortes violentas de janeiro a setembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. O balanço foi apresentado durante coletiva de imprensa no Centro de Operações e Inteligência (COI), com a presença do secretário da SSP, Marcelo Werner, e outras autoridades, como o comandante da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, e a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito.
Além da redução nas mortes violentas, os números mostram quedas em outros crimes: roubos de veículos caíram 15%, passando de 9.777 para 8.325; roubos a ônibus caíram 36%, de 882 para 563; e os roubos de carga tiveram queda de 42%. Já os assaltos a bancos caíram 77,8%. O secretário Marcelo Werner destacou a importância da integração das forças de segurança. "Essa cooperação entre as polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros, tem sido crucial para os avanços na segurança pública, aumentando a confiança da população em nosso sistema de justiça", afirmou.
O coronel Paulo Coutinho destacou as 18 operações da Força Correcional (FORCE) em 2024, que resultaram em 16 prisões e na apreensão de 29 armas de fogo. Ele também ressaltou o uso de tecnologia, como o sistema de reconhecimento facial, que ajudou a localizar 710 foragidos da Justiça.
No total, foram realizadas mais de 14 mil prisões ao longo do ano, uma média de 51 por dia, superando em 300 o número de prisões do ano anterior. As operações também apreenderam 4.578 armas e 6,8 toneladas de drogas, incluindo 385 mil pés de maconha e a desarticulação de 17 laboratórios de drogas.
A segurança durante as eleições também foi destacada, com 86 prisões em flagrante e o registro de 246 crimes eleitorais em 48 cidades baianas. Para garantir a ordem no processo eleitoral, cerca de 34 mil policiais e bombeiros foram mobilizados, e mais de quatro mil câmeras de monitoramento foram instaladas nos locais de votação.
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) reuniu aproximadamente 40 órgãos estaduais, federais e municipais, trabalhando em conjunto por 72 horas para garantir a segurança das urnas e combater crimes eleitorais.
A delegada Heloísa Brito apresentou o assistente virtual "Paulo César", que será utilizado para enviar intimações diretamente aos cidadãos, com informações claras e seguras. O assistente já havia sido utilizado no Carnaval e agora está disponível pelo WhatsApp, tornando o processo mais ágil e acessível. "Nosso objetivo é agilizar as investigações e proporcionar um atendimento mais direto para a população", afirmou Brito.
Entre janeiro e setembro de 2024, o Corpo de Bombeiros da Bahia realizou 701 atendimentos a incêndios e dedicou 1.513 dias de operações em 81 municípios. A Operação Florestal Bahia 2024 estabeleceu 97 bases florestais para proteger as áreas verdes do estado. O comandante-geral, coronel Adson Marchesini, destacou o foco na prevenção e combate a incêndios.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) também recebeu investimentos importantes, com a nomeação de 493 novos peritos e a entrega de 10 rabecões. A diretora-geral do DPT, Ana Cecília Bandeira, ressaltou que essas melhorias são essenciais para aumentar a capacidade de resposta e garantir investigações de qualidade.
Em comemoração aos seus 176 anos, o Lar Franciscano Santa Isabel realizará, nesta sexta-feira (22), uma palestra especial ministrada pelo professor e historiado...
A Rússia disparou nesta quinta-feira (21) um míssil balístico intercontinental contra a cidade de Dnipro, na Ucrânia, segundo informações da Força Aérea ucra...
Enquanto muitos imaginam que grandes fortunas são automaticamente herdadas pelos filhos, alguns dos milionários e bilionários mais conhecidos do mundo decidiram...