Últimas notícias

Sistema de Reconhecimento Facial da SSP atinge 1.900 capturas de foragidos na Bahia

Sistema de Reconhecimento Facial da SSP atinge 1.900 capturas de foragidos na Bahia
Da Redação

Da Redação

20/09/2024 12:50pm

Foto: Márcia Santana/ SSP-BA

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) alcançou a marca de 1.900 foragidos da Justiça capturados, após a prisão de um homem procurado por roubo na última quarta-feira (18), em Salvador. A detenção foi realizada pela Polícia Militar, acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom). Em 2024, a tecnologia já localizou 647 pessoas com mandados de prisão.

Implementado em 2019, o sistema é utilizado em áreas estratégicas de Salvador, municípios da Região Metropolitana e cidades do interior do estado. Atualmente, o reconhecimento facial está em operação em 80 municípios baianos.

As estatísticas apontam que cerca de 25% dos capturados eram procurados por roubo, 21% por homicídio, 13% por tráfico de drogas e 5,7% por estupro. Além disso, 19% dos detidos possuíam dívidas de pensão alimentícia. O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a eficácia da tecnologia. "Ampliamos o uso da ferramenta e, nos últimos 18 meses, alcançamos a média de dois foragidos por dia na Bahia", ressaltou.

As prisões ocorreram em diversas cidades, incluindo Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Camaçari, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus, Eunápolis, entre outras.

Além dos pontos fixos, as câmeras com reconhecimento facial são empregadas de forma itinerante em grandes eventos, com o suporte das Plataformas Elevadas de Observação (POE). A tecnologia tem sido usada em eventos como o Carnaval, as Lavagens do Bonfim e de Iemanjá, festas juninas, o Festival Virada e em eventos esportivos. Em algumas ocasiões, o sistema também é utilizado para a contagem de público.