Correnteza do Bem movimenta Natal solidário no Shopping Paralela
Foto: Wilson Cruz A campanha promocional "Natal Mar de Sonhos" do Shopping Paralela une arte, solidariedade e espírito natalino em uma ação beneficen...
O sistema de franchising vem apresentando crescimento constante no Brasil, superando até mesmo os números pré-pandemia. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam um aumento de 22,6% no faturamento do setor em relação ao primeiro trimestre de 2019 e um incremento de 17,2% em relação ao mesmo período de 2022, totalizando R$ 50,85 bilhões. Este é o quinto trimestre consecutivo de crescimento para as franquias no país.
A Fini, famosa por seus produtos de confeitaria, está expandindo sua atuação com o lançamento de dois novos formatos de franquia: o "pocket" e o "contêiner". O modelo "pocket" é uma versão 50% menor que o quiosque tradicional, com investimento em torno de R$ 108 mil. Já o "contêiner" traz uma proposta instagramável, oferecendo sorvetes e suvenires da marca em um ambiente único. A empresa planeja fechar o ano com 250 franquias, consolidando ainda mais sua presença no mercado nacional.
Outro destaque no cenário de franquias é o Zé Delivery, aplicativo de entrega de bebidas da Ambev. A marca lançou recentemente o Zé Express, que utiliza geladeiras inteligentes para vendas de bebidas em condomínios e locais com alto fluxo de pessoas. A empresa está estudando transformar esse novo modelo de negócio em franquias de baixo investimento, com o objetivo de expandir ainda mais sua presença no mercado.
O Carrefour Express também aderiu ao modelo de franquias, após operar no Brasil desde 2014 com unidades próprias. A mudança no modelo de negócios tem como foco acelerar a expansão da marca, permitindo a abertura de novas lojas em diversos locais. O investimento para ter uma franquia do Carrefour Express varia de acordo com o modelo de operação escolhido, mas tem início em R$ 150 mil.
Ambos os casos mostram que as empresas estão buscando soluções inovadoras e mais próximas do consumidor, em linha com a crescente mudança de comportamento das pessoas, que valorizam cada vez mais a conveniência nas compras. No entanto, os desafios do mercado de varejo são grandes e a competição é acirrada, o que demanda estratégias bem definidas para garantir o sucesso no sistema de franchising.
Foto: Wilson Cruz A campanha promocional "Natal Mar de Sonhos" do Shopping Paralela une arte, solidariedade e espírito natalino em uma ação beneficen...
Em uma sociedade onde habilidades interpessoais e consciência social são cada vez mais valorizadas, a Pan American School of Bahia (PASB) se destaca ao integrar...
Nem mesmo as chuvas afastaram as mais de 3,3 mil pessoas que participaram da 6ª Corrida Colorida do Martagão Gesteira, realizada neste domingo (24) na orla...