Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra e reafirmando o seu compromisso com o respeito à diversidade e às causas sociais, o Shopping Itaigara fez uma importante homenagem à data. Criou um painel em que destaca que “criança não nasce com preconceito”. Ou seja, o racismo é fruto das atitudes e pensamentos praticados por pessoas que insistem em promover a desigualdade racial. A ilustração produzida pela artista plástica Milena Ferreira pode ser conferida no primeiro piso do shopping (ao lado da loja Algodão Doce).
“É um presente que o Shopping Itaigara oferece para a cidade, dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade, e celebrando a cultura afro-brasileira”, destaca Gilson da Hora, gerente de Marketing do Shopping Itaigara. Grafitado pela artista plástica soteropolitana Milena Ferreira, conhecida no circuito de arte pelas suas belas obras, o painel chama a atenção pela variedade e intensidade de cores. A artista já desenvolveu vitrines pela cidade para eventos e lojas solidárias, foi professora de artes da Escola Parque, e hoje ministra aulas particulares de pintura em suas diversas técnicas e aplicações.
A data 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, foi escolhida por ter sido o dia da morte de um dos maiores líderes negros do Brasil, Zumbi dos Palmares, que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. É um dia dedicado à conscientização sobre a força, resistência e o sofrimento que a população negra vive no Brasil desde a colonização.