Foto: Divulgação
O Shopping Center Lapa, em parceria com a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), realiza até o dia 26 de abril a 4ª edição do projeto #CirculeUmLivro, iniciativa que une incentivo à leitura, consciência ambiental e economia circular. No primeiro piso do shopping, um Ponto de Circulação de Livro está disponível das 9h às 20h para quem quiser doar ou retirar gratuitamente obras literárias.
Além da arrecadação de livros, a programação conta com feirinha literária, oficinas infantis, lançamentos de obras, rodas de conversa com autoras e ativistas, além de contações de histórias e apresentações culturais. A feira é realizada em parceria com o projeto Expor Mulher, da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, e apresenta produtos criativos e sustentáveis, com expositores que valorizam o empreendedorismo feminino e práticas de consumo consciente.
“A ideia é fazer os livros circularem, alcançando novos leitores e incentivando o hábito da leitura em todas as idades, com uma programação de atividades lúdicas e divertida”, afirma Aline Ferraz, gerente de marketing do Shopping Center Lapa.
O evento tem início oficial neste sábado (19), às 11h, com uma oficina e contação de histórias comandadas por Adilson Passos, autor do livro As Mulheres Abayomi, inspirado na ancestralidade africana e nas tradicionais bonecas negras feitas de retalhos. A participação é gratuita, com inscrição disponível via Sympla. A programação completa pode ser conferida no perfil @centerlapassa, no Instagram.
Para o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade, o projeto também tem um importante papel educativo. “Papel é artigo de primeira necessidade, usado para registrar e compartilhar conhecimento. A campanha #CirculeUmLivro estimula a economia circular e oferece uma oportunidade para ampliar o debate sobre sustentabilidade e o papel do setor florestal na sociedade”, destaca.
Com uma programação diversificada, o projeto convida o público a refletir sobre consumo responsável, preservação ambiental e o poder transformador da leitura, reforçando o papel dos livros como agentes de mudança social e cultural.