Últimas notícias

Sessão especial debate Economia do Mar na Capital da Amazônia Azul

De iniciativa do vereador Téo Senna (PSDB), solenidade irá ocorrer às 19h, no Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal de Salvador

Sessão especial debate Economia do Mar na Capital da Amazônia Azul
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

29/09/2023 12:13pm

Na próxima terça-feira (3), a Câmara Municipal de Salvador vai realizar uma sessão especial para debater o tema “Economia do Mar na Capital da Amazônia Azul”. De iniciativa do vereador Téo Senna (PSDB), a solenidade irá ocorrer às 19h, no Plenário Cosme de Farias, Paço Municipal.

À frente da iniciativa estão a Comissão de Economia do Mar da Associação Comercial da Bahia (ECOMAR-ACB), o Comando do 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), a Associação Náutica da Bahia (ANB), o Yacht Clube da Bahia (YCB) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI), em parceria com empresas e instituições da área.

“Esta primeira sessão da Câmara inaugura uma série de encontros de autoridades, representantes do setor privado e da sociedade civil e importantes instituições para debater sobre o tema e propor soluções, com o desafio de garantir proteção e valorização do mar, nessa Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, de 2021 a 2030”, disse Téo Senna.

“Dos 693 km2 da área total do município de Salvador, 343 km2 estão em território seco e 350 km² no território molhado da Baía de Todos-os-Santos, segundo o IBGE”, informa Eduardo Athayde, diretor do WWI no Brasil e coordenador da Comissão de Economia do Mar da Associação Comercial da Bahia. “A Cidade do Salvador, berço da civilização brasileira, foi declarada, juntamente com a sua Baía Mãe, como Capital da Amazônia Azul, e assim está sendo divulgada internacionalmente”, completa Athayde.

Amazônia Azul é o nome usado pela Marinha do Brasil para definir a Zona Econômica Exclusiva de 200 milhas, que circunda toda costa brasileira, perfazendo uma área de 5,7 milhões de km². Em 2014, a Baía de Todos-os-Santos foi declarada como Capital da Amazônia Azul, através da Carta da Baía, lançada pela Associação Comercial da Bahia e o Pacto Global da ONU, e firmada pela Fieb, Fecomércio, Ibama, Inema, Ministério Público, Instituto Geográfico e Histórico e Associação Baiana de Imprensa.

A Bahia movimenta cerca de R$ 80 bilhões por ano na Economia do Mar, o que abrange todos os bens, produtos e serviços realizados no mar, incluindo atividades econômicas nas zonas costeiras que se servem do mar.