Na próxima terça-feira (11), às 8:30, na sede do Senai Bahia, Edifício sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, será assinado entre o SENAI/DR/BA e a MAQFILTROS um TERMO DE COOPERAÇÃO TECNOLÓGICA, em que se comprometem a organizar e a realizar, em estreita colaboração, cursos e programas visando ao aperfeiçoamento e à formação de mão de obra em sistemas de Tratamento e Reuso de Água e efluentes e demais atividades correlatas, a serem ministrados à comunidade em geral, por meio do fornecimento de equipamentos necessários para a formação prática nos cursos do SENAI e difusão do know-how nos laboratórios das escolas do SENAI/DR/BA.
A coordenação do acompanhamento e da execução do programa, ficarão à cargo de Felipe Leonardo Reis dos Anjos, representando o SENAI/Ba, Mestre em Educação e Renan Menicucci Pessoa, Diretor técnico da Maqfiltros, Mestre em Saneamento, representando a Maqfiltros.
O Programa de Capacitação sobre Tratamento de Águas e Efluentes do SENAI BAHIA foi cuidadosamente desenvolvido para profissionais e entusiastas da área de saneamento, com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos e habilidades práticas na operação, controle e gestão eficiente dos recursos hídricos. Em julho de 2020, o Brasil deu um passo significativo com a promulgação do Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, por meio da Lei no 14.026. Este marco visa modernizar e ampliar a infraestrutura de saneamento, incentivando investimentos públicos e privados e promovendo a eficiência dos serviços prestados, além de representar um avanço crucial para a universalização dos serviços de saneamento no país, estabelecendo metas ambiciosas para que, até 2033, 99% da população tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto. Esta já é hoje, a maior demanda no mercado de trabalho brasileiro em todos os estados da federação e será pelos próximos anos. Consolida um nincho de trabalho que perdurará por anos e anos, fortalecendo um setor de geração de muitos empregos e renda e que agora também privatizado e com participações governamentais será um mercado de trabalho gigantesco.
A Bahia sai na frente, a Maqfiltros, empresa baiana que atende em todo litoral Nordeste Brasileiro, com bases operacionais em Brasília, Porto Seguro, Marau, Salvador, Mata de São João, Aracaju e João Pessoa, entende que seu braço Social do ESG, necessita apoiar o maior formador de mão de obra brasileiro e SENAI, com suas experiências em seus canteiros de trabalho e com o acesso de jovens e profissionais às novas tecnologias utilizadas para dessalinização de água, reuso de água e efluentes além de filtragem e tratamento, tanto para soluções individualizadas à famílias e às empresas, quanto em grandes operações para abastecimento coletivo em grandes condomínios, bairros e cidades.
A Maqfiltros é a responsável pela implantação e operação dos dois únicos projetos de reuso de águas cinzas em edifícios residenciais de Salvador, o Mansão Wildberg e o Residencial Monvert, onde toda água consumida nos chuveiros e lavatórios são reutilizadas para lavagem de veículos em Car Wash, lavagem de patios, descargas de sanitários em áreas de esporte, lazer e serviços além dos jardins, gerando uma economia em torno de 25% nas contas de água dos condomínios e gerando possibilidade de desconto no IPTU.
Os cursos ofertados pelo SENAI serão, Instalador Hidráulico, Desenhista técnico de edificações, Laboratorista de análises ambientais, Operador de sistemas de tratamento de água e efluentes, Controle operacional de sistemas de tratamento de água e efluentes, Operador manutendor de sistemas de tratamento de esgotos e Técnico em Saneamento. Assinam o termo de operação tecnológica, Evandro Munice Mazzo, Diretor Regional do SENAI/DR/BA e Marcelo Sacramento de Araújo, Diretor Geral da Maqfiltros Brasil.