Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) emitiu, nesta segunda-feira (11), um alerta aos contribuintes do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sobre um golpe envolvendo um site fraudulento que imita a página oficial da instituição. De acordo com a pasta, a fraude consiste na falsificação do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que gera um código PIX falso para o pagamento do imposto.
Esta já é a segunda ocorrência registrada em 2025. Em julho, um site semelhante foi retirado do ar com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), e novas medidas estão sendo adotadas para derrubar a nova página irregular.
A Sefaz-BA reforça que os contribuintes devem emitir o DAE apenas pelo site oficial do órgão ou pelo portal ba.gov.br. Neste último, é possível pagar o licenciamento integrado, que inclui o IPVA, o licenciamento anual do veículo e eventuais multas, com opção de pagamento via PIX. Outra alternativa segura é realizar a quitação do imposto pelos canais oficiais dos bancos do Brasil, Bradesco e Sicoob.
Para mais informações e suporte, o cidadão pode recorrer ao Balcão Virtual disponível no site da Sefaz-BA, enviar e-mail para [email protected] ou entrar em contato pelo call center, nos números 0800 071 0071 (fixo) ou (71) 3319-2500/2501 (fixo e celular).