Na manhã desta terça-feira (11), o Sebrae Bahia lançou oficialmente, em evento exclusivo para imprensa, parceiros e convidados, a segunda edição da Bahia Expo & Negócios, maior feira de negócios e capacitação empresarial do estado, que será realizada de 18 a 21 de maio, no Centro de Convenções de Salvador. O evento de promoção das indústrias baianas é uma realização do Sebrae, em parceria com o Senac, e apoio da Fecomércio/BA e FIEB, e patrocínio do Senar.
Em sua fala, o superintendente do Sebrae, Jorge Khoury, afirmou não ter dúvida de que a experiência do ano passado junto com tudo aquilo que foi construído para esse ano, trará a oportunidade de fazer não apenas a melhor feira do segmento a nível de Bahia, mas, de acordo com ele, a nível de Nordeste. “A nossa feira vai ser exatamente o grande momento de oportunidades para as micro e pequenas empresas do estado”, ressaltou Khoury.
Para 2023, a Bahia Expo & Negócios terá ampliação de 30% em seu espaço físico e na rede de expositores em relação à primeira edição. A feira vai contar com mais de 150 expositores, 100% baianos e terá mais de 200 horas de capacitação empresarial. São esperadas mais de 10 caravanas de empresários do interior do estado e a expectativa é de alcançar um público superior a 11 mil visitantes em quatro dias de evento.
Entre as novidades desta edição, os empreendedores terão ainda acesso a uma ampla agenda de capacitações, além de poderem participar de mais de 10 Encontros de Negócios Nacionais e Internacionais com compradores do Chile, Estados Unidos, Argentina e Colômbia, com o objetivo de aumentar a conexão entre fornecedores e compradores para promover a ligação entre cadeias produtivas e aumentar a geração de negócios B2B.
“O objetivo final do evento é promover a indústria baiana. Mas o que nem sempre comentam é que quase 99% das indústrias baianas são de micro e pequenas empresas. Ao longo da pandemia, as pequenas empresas sofreram muito e no ano passado começaram a construir um caminho de retomada. Por isso, optamos por construir um evento como esse para as indústrias exporem seus produtos para os visitantes e para empresas de outras regiões do estado e do Brasil”, destacou Franklin Santos, diretor técnico do Sebrae, responsável por apresentar o planejamento e todas as novidades da feira para este ano.
Com foco em micro e pequenos negócios, mas aberta à visitação de todo o público que desejar conhecer e consumir produtos e serviços dos empreendedores baianos, a Expo trará produtores de Chocolate e Cafés Especiais, Cervejarias artesanais, Startups, Artesanato Bahia Original e muito mais.
O acesso à área de exposição comercial é gratuito e aberto ao público, mediante inscrição. Para empresários e empresárias, será disponibilizado o Acesso Premium, com identificação de CNPJ, que possibilita a participação em capacitações nas Arenas Bahia Expo, do Especialista, Beleza e Moda, de Inovação, Comércio Digital e Cozinha Show, e também dos encontros e sessões empresariais na Arena de Negócios. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo site do evento.
O evento contará com espaços temáticos, a exemplo da Arena do Especialista, com palestras e painéis temáticos, com especialistas em Moda, Alimentos e Beleza. Mixologia de bebidas para drinks, marketing digital nos salões de beleza, influencers e mercado de moda, Vendas por aplicativo delivery, cardápio lucrativo, biossegurança em salões de beleza e clínicas de estética; Arena Bahia Expo, área para eventos com grandes nomes do cenário nacional, tratando temáticas de gestão para pequenos negócios. Marketing 360, ESG, Hiperfísico no Varejo de Moda, Impacto da Inteligência Artificial nos negócios de pequeno porte; Arena Comércio Digital, com capacitações que tem como premissa a digitalização e conectividade dos negócios. Branding, e-commerce de alimentos, Chat GPT para negócios, Vendas com Marketplaces, atração de clientes para loja virtual, Tráfego pago x tráfego orgânico, como se tornar influencer do seu negócio, Jornada do cliente e a Arena de Inovação, com foco nas temáticas e tendências do cenário de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo. Da produção ao delivery, inovação de impacto e economia criativa, inteligência artificial no mundo dos negócios.