Foto: Darío G. Neto para ML Comunicação
O Sebrae alcançou a quarta colocação no ranking das marcas mais valiosas do Brasil em 2025, de acordo com estudo realizado pelo Instituto Ipsos. Segundo a pesquisa, o valor estimado da marca é de R$ 33,9 bilhões, refletindo sua relevância junto ao público de micro e pequenos empreendedores em todo o país.
Intitulado Valor de Marca Sebrae 2025, o estudo entrevistou seis mil Microempreendedores Individuais (MEI) e donos de Micro e Pequenas Empresas (MPE) de todas as regiões brasileiras entre janeiro e fevereiro deste ano. A metodologia envolveu diagnóstico preliminar, entrevistas com clientes, análise financeira e relatório consolidado.
Os empreendedores consultados destacaram o impacto positivo do Sebrae em seus negócios, sobretudo em relação ao aumento de faturamento, lucratividade e desenvolvimento de competências estratégicas.
Para Jorge Khoury, superintendente do Sebrae Bahia, o reconhecimento nacional é reflexo do trabalho contínuo de apoio aos pequenos negócios. “Esse resultado reflete a confiança que os empreendedores depositam no Sebrae. Aqui na Bahia, temos atuado fortemente para apoiar os pequenos negócios com orientação, capacitação, estímulo à inovação e melhoria do ambiente de negócios, o que se traduz em mais competitividade e geração de renda”, afirmou.
O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, também celebrou o resultado. “É indiscutível o papel do Sebrae na geração de lucros dos MEI e MPE. Esse resultado reforça o relacionamento próximo e sólido que construímos com os empreendedores, visando a entrega de valor e o sucesso dos pequenos negócios.”
Realizado desde 2009, o levantamento visa mensurar o valor da marca Sebrae e seu impacto direto no ecossistema de micro e pequenas empresas, consolidando o papel estratégico da instituição na economia brasileira.