Últimas notícias

Salvador recebe o II Congresso Internacional Diálogos Humanistas em setembro

Salvador recebe o II Congresso Internacional Diálogos Humanistas em setembro
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

16/09/2025 4:10pm

Foto: Acervo Pessoal

Entre os dias 24 e 27 de setembro de 2025, Salvador sediará o II Congresso Internacional Diálogos Humanistas (CIDH-Salvador), que reunirá juristas, pesquisadores, acadêmicos e profissionais de diversas áreas e países. 

O encontro terá como tema central “Os ODS e os Desafios da Humanidade: jurídicos, tecnológicos, ambientais e humanitários” e se consolida como um dos mais relevantes do país ao estimular debates interdisciplinares sobre sustentabilidade, inovação e transformação social.

Idealizado e coordenado cientificamente pelo promotor de Justiça Clodoaldo Silva da Anunciação, o congresso contará com mais de 130 palestrantes nacionais e internacionais, distribuídos em 13 painéis temáticos, 24 oficinas e masterclasses, além de conferências, mesas-redondas, lançamentos de livros, apresentações científicas e atividades culturais. 

“A proposta é incentivar o diálogo e a colaboração em torno de soluções sustentáveis para os desafios do nosso tempo. Este será um encontro de pluralidades”, afirma Clodoaldo.


A Conferência Magna será proferida pelo professor titular de Direito Internacional da USP, Paulo Borba Casella, com o tema “O Direito Internacional tem de prevalecer”. Outro destaque é o lançamento da Coletânea CIDH 2024, publicada com selo Almedina/Alta Books, reunindo pesquisas apresentadas na primeira edição. As submissões para a coletânea 2025/2026 já estão abertas até 20 de setembro.

O evento contará com a presença de representantes do CNJ, CNMP, Poder Judiciário, advogados, defensores públicos, procuradores, gestores públicos, professores e organizações da sociedade civil. Entre as instituições parceiras estão USP, UFBA, UNEB, PUC-SP, Universidade de Lisboa, Universidade de Vigo, além de entidades do sistema de Justiça e associações de magistrados e promotores.

A expectativa é reunir mais de 500 participantes presenciais no Hotel Mercure (Rio Vermelho), além de um público expressivo on-line. Para os organizadores, o CIDH-Salvador se consolida como um espaço de diálogo científico, formação acadêmica e reflexão crítica sobre os rumos da humanidade. Inscrições e submissões pelo site da Even3.