Últimas notícias

Salvador projeta quase 90 km de trilhos com avanço do VLT e expansão do metrô

Salvador projeta quase 90 km de trilhos com avanço do VLT e expansão do metrô
Da Redação

Da Redação

12/05/2026 6:12pm

Foto: Joá Souza / GOVBA

Salvador deve alcançar quase 90 quilômetros de trilhos com a conclusão das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a implantação do Tramo IV do metrô, que vai ligar a Lapa ao Campo Grande. A informação foi divulgada pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, durante entrevista a uma rede de rádios do extremo-sul do estado.

Segundo o governo estadual, a ampliação da malha ferroviária urbana pretende melhorar a mobilidade e ampliar a integração entre diferentes regiões da capital baiana, com destaque para o Subúrbio Ferroviário, área que deve ser diretamente beneficiada pelo novo modal.

O primeiro trecho do VLT deve ser entregue para testes até 2 de julho, data em que se celebra a Independência da Bahia. A operação assistida do sistema é esperada para meados de junho, com possibilidade de participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia.

Avanço das obras do VLT

O projeto do VLT terá cerca de 43,7 quilômetros de extensão e 50 paradas, divididas em três trechos: o Trecho 1: Ilha de São João – Calçada – Comércio (aprox. 60% concluído); o Trecho 2: Paripe – Águas Claras (cerca de 40% concluído) e o Trecho 3: Águas Claras – Piatã (em fase inicial).

Quando somado à expansão do sistema metroviário, o conjunto deve levar a capital baiana a quase 90 km de trilhos.

Ponte Salvador–Itaparica entra em nova fase

O governador também informou que um navio vindo da China deve chegar à Bahia para iniciar a montagem de um dos canteiros de obras da Ponte Salvador–Itaparica, em Maragogipe. Outras frentes de trabalho serão instaladas em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e em Salvador.

A expectativa é que as obras avancem a partir de junho, com prazo estimado de conclusão entre quatro e cinco anos.