Fotos: Luanne Ribeiro e Reprodução Redes sociais Catarina Lorenzo
Nesta Quinta-feira Santa, 17 de abril, às 17h, a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim realiza o tradicional Rito do Lava-Pés, presidido pelo reitor Padre Edson Menezes. Em 2025, a cerimônia ganha um significado especial ao homenagear defensores do meio ambiente, em sintonia com a Campanha da Fraternidade, que neste ano aborda o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, com o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
Doze pessoas que se destacam por sua atuação em causas socioambientais foram escolhidas para participar do rito, representando áreas como agricultura familiar, educação ambiental, reciclagem, ativismo climático e pesquisa científica. Entre os nomes estão a jovem ativista Catarina Lorenzo, o deputado estadual Marcelino Galo, o professor Felipe Milanez e a pescadora artesanal Ana Regina Santos.
O gesto simbólico do lava-pés, expressão de humildade e serviço, ganha dimensão ecológica ao reconhecer os que se dedicam à preservação da “Casa Comum” e à construção de um mundo mais justo e sustentável.