Últimas notícias

Relíquia de Carlo Acutis poderá ser visitada em Salvador antes de canonização

Relíquia de Carlo Acutis poderá ser visitada em Salvador antes de canonização
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

03/09/2025 6:05pm

Foto: Vatican News

Uma relíquia de primeiro grau de Carlo Acutis, que será canonizado no dia 7 de setembro e se tornará o primeiro santo millennial da Igreja Católica, estará disponível para visitação em Salvador no próximo sábado (6). O fragmento de osso do jovem beato poderá ser venerado no Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no Colégio Antônio Vieira, a partir das 14h30, às vésperas da cerimônia de canonização no Vaticano.

Segundo a Arquidiocese de Salvador, relíquias de primeiro grau correspondem a partes do corpo do santo — no caso, ossos —, consideradas preciosas pela Igreja porque “os corpos dos santos foram templos do Espírito Santo e utilizados para a realização de boas obras”.

A peça foi temporariamente cedida ao santuário pelo padre italiano Marco Paglicci, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, na Massaranduba, que também presidirá a missa de encerramento do tríduo em honra ao futuro santo, no dia 6 de setembro.

Carlo Acutis - Nascido em Londres em 3 de maio de 1991, Carlo Acutis era filho de pais italianos e cresceu em Milão. Desde cedo, demonstrou grande devoção à fé católica e ganhou notoriedade ao catalogar milagres eucarísticos e aparições marianas reconhecidas oficialmente pela Igreja. Por sua afinidade com a tecnologia e evangelização online, ficou conhecido como o “padroeiro da internet”.

Aluno do colégio jesuíta Instituto Leone XIII, da mesma rede educacional do Colégio Antônio Vieira em Salvador, Carlo faleceu aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, vítima de leucemia.

Processo de canonização - A canonização foi autorizada pelo Papa Francisco em 2024, após o reconhecimento de dois milagres atribuídos à intercessão do jovem: a cura de um menino em Campo Grande, em 2020, e de uma jovem na Costa Rica, em 2024.

Com o rito marcado para 7 de setembro, Carlo Acutis será oficialmente proclamado santo, tornando-se o primeiro da geração millennial a integrar o calendário da Igreja Católica.