Últimas notícias

Antologia Negra de Ildásio Tavares é relançada em Salvador

Antologia Negra de Ildásio Tavares é relançada em Salvador
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

22/05/2024 11:57am

A coletânea Antologia Negra do escritor Ildásio Tavares discute o universo afro-brasileiro e reúne três livros e um libreto, incluindo obras como: "Xangô", "Candomblés da Bahia", "Nossos Colonizadores Africanos", "Ópera Lídia de Oxum" e "O Barão de Santo Amaro", com ilustrações de Carybé. O lançamento aconteceu na última quarta-feira (15).

A reedição das obras, produzida pela Viramundo Produções Artísticas, ganhou nova diagramação, revisão, papel com mais qualidade e ênfase às ilustrações de Carybé. “Na primeira edição, preservamos um conceito mais raiz, mais terreiro e, agora, com o patrocinador multinacional, a Acelen, optamos por algo mais moderno, com mais brilho e cosmopolita, mas preservando toda a tradição do tema” diz Ildazio Jr, filho do autor e coordenador geral do projeto.

O escritor Ildásio Tavares nasceu em 1940, em Ubaitaba/BA, formou-se em Direito pela UFBA em 1962, e iniciou sua carreira literária publicando poemas, contos e artigos. Ao longo de sua vida, publicou 42 livros, sendo 15 de poesia, e escreveu a primeira ópera afro-brasileira do país, "Lídia de Oxum", em parceria com Lindembergue Cardoso. Ele faleceu em 2010, deixando importante obra para a difusão da cultura afro-brasileira.