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Prova de Vida da previdência estadual será simplificada com cruzamento de dados

Prova de Vida da previdência estadual será simplificada com cruzamento de dados
Da Redação

Da Redação

03/04/2024 2:56pm

A partir deste mês de abril, mais de 142 mil aposentados e pensionistas do Poder Executivo Estadual, Ministério Público e Tribunal de Justiça da Bahia não precisarão mais se deslocar anualmente aos postos da Rede SAC ou recorrer a canais virtuais para comprovar que estão vivos. Graças a uma parceria entre o governo estadual, por meio da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), e a empresa BB Tecnologia e Serviços do Grupo Banco do Brasil, a prova de vida estadual será realizada de forma automatizada através do cruzamento de bancos de dados.

Segundo o superintendente de Previdência, José Maria de Abreu Dutra, essa mudança trará mais comodidade aos beneficiários, permitindo-lhes mais tempo para atividades prazerosas. "É um esforço que o governo da Bahia faz para que o nosso aposentado e pensionista possa ter mais tempo para fazer aquilo que lhe dá mais prazer".

Além da comodidade, a transição para essa nova metodologia, viabilizada pela plataforma HivePlace, também resultará em uma economia significativa para os cofres públicos estaduais, estimada em cerca de R$ 10 milhões. A agilidade no acesso às informações sobre eventuais óbitos colaborará na prevenção de pagamentos indevidos, beneficiando a saúde financeira dos fundos geridos pela Previdência Estadual, conforme explicou o diretor de Controle e Gestão da Superintendência de Previdência do Estado, Rafael Carvalho.

A coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Suprev, Sílvia Machado, enfatizou que a nova metodologia permitirá uma atualização mais frequente da base de dados cadastrais, o que contribuirá para uma comunicação mais eficiente com os beneficiários. No entanto, em casos excepcionais em que o cruzamento de dados não seja conclusivo, a Suprev entrará em contato com os beneficiários por meio de canais oficiais para solicitar a realização da prova de vida. Os beneficiários terão à disposição os mesmos canais utilizados anteriormente, como os atendimentos presenciais nos postos da Rede SAC, o videoatendimento e o reconhecimento facial através do aplicativo GOV.BR.