Com palestra do médico, professor e escritor Eugênio Mussak, a ONG Socioambientalista PRÓ-MAR, realiza neste sábado (06), às 9h30, no Complexo Cultural de Vera Cruz (antiga biblioteca), na Ilhota, a aula inaugural da Eco Formação dos professores e coordenadores da Educação Infantil, das redes públicas e privadas, atuantes nas comunidades localizadas nos municípios de Vera Cruz e Itaparica. Com carga horária total de 80h, na modalidade de Ensino à Distância (EaD), a formação é oferecida pela PRÓ-MAR, por meio do Projeto Mares, ação realizada em parceria com a Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.
Tendo como proposta o compartilhamento das suas experiências com educação de jovens, no sentido de torná-los pessoas dotadas de pensamento crítico, discernimento e cidadania, o professor Eugênio Mussak trará a biomimética - que é a presença de elementos da natureza em tudo o que fazemos, como um dos seus pontos de fala. “A natureza evoluiu ao longo de milhões de anos procurando o equilíbrio entre suas partes, e chegou lá. Já o homem, em sua curta passagem pelo planeta, logrou desiquilibrar as partes que compõe o planeta. Então, se cada cidadão é responsável por cuidar de nosso entorno e de garantir o futuro, resta-nos usar a força e o potencial imenso da educação, através do trabalho desenvolvido pelos professores”, afirma Mussak.
Sobre a importância do Projeto Mares e da Eco Formação dos educadores o professor afirma que esta é uma ação essencial. “Vivemos em um mundo interconectado. Desenvolvemos tecnologias de comunicação que nos permitem estabelecer rápidas relações com outras pessoas ao redor do mundo em questão de segundos. Entretanto, a conexão essencial, que é a do homem com o planeta, com a natureza circundante, da qual ele faz parte, ainda é precária, pois ela não é feita pela tecnologia e sim pela consciência. E esta não é um produto abundante na humanidade.
Como o meio para atingi-la é a educação, a Eco Formação de professores não é apenas uma ação importante, ela é essencial”, avalia.