Foto: Vitor Vasconcelos / Secom-PR
Com o objetivo de ampliar o acesso à cultura e fortalecer a formação de jovens em situação de vulnerabilidade social, será lançado oficialmente nesta terça-feira (15 de abril), em Salvador, o Programa Rouanet da Juventude. A cerimônia de lançamento acontece no Centro Cultural SESI Casa Branca, no bairro do Caminho de Areia, e contará com a presença de representantes do Ministério da Cultura (MinC), do Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).
O evento marca também o início das oficinas de capacitação que serão realizadas tanto na capital baiana quanto no interior do estado. As inscrições para o programa estão abertas até domingo (14), e o edital pode ser acessado neste link.
Fruto de uma parceria entre o MinC e o SESI Bahia, com apoio institucional da Secult, o programa tem como foco principal a formação em linguagens artísticas para jovens de 15 a 29 anos, priorizando aqueles em contextos de vulnerabilidade social. Pelo menos 50% dos projetos selecionados deverão contemplar mulheres, pessoas negras, indígenas, quilombolas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência, seja como agentes culturais, integrantes das equipes ou como público beneficiado.
Com R$ 6 milhões já captados junto à Shell Brasil, o edital prevê o apoio a pelo menos 30 projetos culturais, com investimento de até R$ 200 mil por proposta. As áreas contempladas incluem artes cênicas, música, artes visuais, audiovisual, humanidades, patrimônio cultural e museus e memória.
O resultado final da seleção está previsto para 15 de setembro de 2025, e a execução dos projetos será iniciada em 2026.