Programa capacita jovens de baixa renda para mercado de trabalho
Liderado por engenheiras químicas baianas programa impactou diretamente 59 jovens de baixa renda
O programa de mentoria profissional através de apadrinhamento, Adote um Explorer, é uma iniciativa da edtech Sarsa Educacional, uma startup de educação, dedicada a promover experiências que preparam profissionais e futuros(as) profissionais para os reais desafios do mercado de trabalho.
Na experiência Adote um Explorer, acontece o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, para jovens de baixa renda serem impulsionados e inseridos no mercado de trabalho. O objetivo final é o aumento da renda mensal dos capacitados e impacto familiar.
O apadrinhamento para o Adote é construído através das mãos de profissionais que já atuam no mercado de trabalho e se dispõe a auxiliar esses jovens, contribuindo diretamente com o custo financeiro da experiência. De acordo com levantamento feito pela Andifes (2019), 70% dos alunos das Universidades e Institutos Federais vivem em famílias de baixa renda e, pela primeira vez, na série histórica da pesquisa, a maioria absoluta de 51,2% dos alunos é negra.
Liderado por Ana Luisa Almeida e Andressa Tairine, ambas engenheiras químicas, o Explorer, com amplo impacto social, já foi reconhecido por processos de Aceleração da Vale do Dendê e Google for Startups, Startup Nordeste (SEBRAE), Fapesb e Rede Mulheres Empreendedoras.
De acordo com o censo EXPLORER 2023, de forma geral, 61% dos participantes obtiveram efetivação em estágios, emprego formal e programas de trainee e quase 70% dos participantes aprovados conquistaram seus objetivos de carreira em menos de um ano em empresas como a FORD, Braskem, VALE e Gerdau, injetando mensalmente na economia brasileira cerca de R$339.000,00.mil reais.
“Fui aprovada no trainee do Itaú, graças a minha participação no programa Adote um Explorer. Pra mim é de imensa felicidade, minha aprovação veio em um momento que eu estava com muita insegurança, recebi apoio, educação, incentivo e tiraram minhas dúvidas sobre o mercado de trabalho”, conta Millena Silva, formada pela UFBA em Engenharia Sanitária e Ambiental.
O programa, que já impactou a vida de 220 jovens no Brasil especificamente através do modelo de apadrinhamento Adote de 59 Jovens, está com a lista de espera da sexta turma aberta para inscrições de universitários de baixa renda. As inscrições podem ser feitas através de documento neste link. Conheça mais sobre o programa.