Últimas notícias

Programa capacita jovens de baixa renda para mercado de trabalho

Liderado por engenheiras químicas baianas programa impactou diretamente 59 jovens de baixa renda

Programa capacita jovens de baixa renda para mercado de trabalho
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

18/03/2023 1:20pm

O programa de mentoria profissional através de apadrinhamento, Adote um Explorer, é uma iniciativa da edtech Sarsa Educacional, uma startup de educação, dedicada a promover experiências que preparam profissionais e futuros(as) profissionais para os reais desafios do mercado de trabalho. 

Na experiência Adote um Explorer, acontece o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, para jovens de baixa renda serem impulsionados e inseridos no mercado de trabalho. O objetivo final é  o aumento da renda mensal dos capacitados e impacto familiar. 

O apadrinhamento para o Adote é construído através das mãos de profissionais que já atuam no mercado de trabalho e se dispõe a  auxiliar esses jovens, contribuindo diretamente com o custo financeiro da experiência. De acordo com levantamento feito pela Andifes (2019), 70% dos alunos das Universidades e Institutos Federais vivem em famílias de baixa renda e, pela primeira vez, na série histórica da pesquisa, a maioria absoluta de 51,2% dos alunos é negra.

Liderado por Ana Luisa Almeida e Andressa Tairine, ambas engenheiras químicas, o Explorer, com amplo impacto social, já foi reconhecido por processos de Aceleração da Vale do Dendê e Google for Startups, Startup Nordeste (SEBRAE), Fapesb  e Rede Mulheres Empreendedoras.

De acordo com o censo EXPLORER 2023, de forma geral, 61% dos participantes obtiveram efetivação em estágios, emprego formal  e programas de trainee e quase 70% dos participantes aprovados conquistaram seus objetivos de carreira em menos de um ano em empresas como a FORD, Braskem, VALE e Gerdau, injetando mensalmente na economia brasileira cerca de R$339.000,00.mil reais.

“Fui aprovada no trainee do Itaú, graças a minha participação no programa Adote um Explorer. Pra mim é de imensa felicidade, minha aprovação veio em um momento que eu estava com muita insegurança, recebi apoio, educação, incentivo e tiraram minhas dúvidas sobre o mercado de trabalho”, conta Millena Silva, formada pela UFBA  em Engenharia Sanitária e Ambiental. 

O programa, que já impactou a vida de 220 jovens no Brasil especificamente através do modelo de apadrinhamento Adote de 59 Jovens, está com a lista de espera da sexta turma aberta para inscrições de universitários de baixa renda. As inscrições podem ser feitas através de documento neste link. Conheça mais sobre o programa.